Publicado no dia

Outubro é o mês urbano, época do ano que concentra três celebrações importantes para o calendário dos arquitetos e urbanistas. Duas delas, o Dia Mundial da Arquitetura e o Dia Mundial da Habitação, são concentradas na mesma data: dia 7, primeira segunda-feira do mês; e o Dia Mundial das Cidades (31 de outubro).

O Dia Mundial da Arquitetura é instituído pela União Internacional dos Arquitetos em 1985. Já o Dia Mundial da Habitação foi criado há mais de três décadas pela Assembleia Geral da ONU. Ambas as datas são celebradas na primeira segunda-feira do mês.

O tema do Dia Mundial do Habitat em 2019 é “Tecnologias de ponta como ferramentas inovadoras para transformar resíduos em riqueza”. Já o Dia Mundial da Arquitetura tem alinhamento com a campanha nacional do CAU/BR e abordará “Arquitetura… habitação para todos”.

Em Santa Catarina, o evento que marca as celebrações é o seminário CPUA Itinerante: Acessibilidade | Patrimônio, que ocorre no dia 15 de outubro em Joinville. A atividade integra da agenda oficial do Circuito Urbano, iniciativa do escritório da ONU-Habitat no Brasil.

Conheça as palestrantes:

Ana Lúcia Córdova Wandscheer – Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFSC, Especialista em Gestão Educacional e Metodologia do Ensino Interdisciplinar na Faculdade Dom Bosco de Ubiratã, graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC (1997), sócia proprietária do escritório de arquitetura Progetare Arquitetura e Interiores e professora do curso de graduação de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, UNIARP. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, Paisagismo, Acessibilidade, Arquitetura de Interiores e Teoria da Arquitetura e Urbanismo. Participa da Câmara Temática de Acessibilidade do CAU/SC.

Heloísa Regis Vaz – Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993). Especialização em Direito Urbanístico, no CESUSC – Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina, com conclusão prevista para 2019, mestranda no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFSC. Atuou como Consultora de vendas e executiva de contas na Portobello S.A., entre 2004 e 2013, entre 1993 e 2003 atuou como arquiteta nas principais construtoras de Florianópolis, como a Cota Empreendimentos Imobiliários, Planel Engenharia e Construções e Magno Martins Engenharia. Atualmente, é agente administrativo na Prefeitura Municipal de Antônio Carlos – SC, com atuação na área de Arquitetura e Urbanismo.

Simone Harger – Mestranda em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental pela UDESC, possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2000) e especializações nas áreas de Gestão Urbana (2001), Gestão de Restauro (2005) e Gestão de Cidades e Empreendimentos Criativos (2013). Possui ainda, formação técnica em Avaliação de Imóveis e Transações Imobiliárias (2016). Tem experiência nas áreas de Arquitetura e Urbanismo e Gestão do Patrimônio Cultural, com ênfase em restauração arquitetônica, preservação, valorização e sustentabilidade de bens culturais. Trabalhou na Fundação Catarinense de Cultura como Diretora de Preservação do Patrimônio Cultural. Atualmente trabalha como arquiteta restauradora e consultora nas áreas de conservação urbana integrada, sustentabilidade e restauração de arquitetura histórica.

O seminário CPUA Itinerante: Acessibilidade | Patrimônio é uma iniciativa da Comissão Especial de Políticas Urbanas e Ambientais do CAU/SC. Através da ação, a autarquia federal colabora com cinco Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: ODS 03 – Saúde e bem estar; ODS 04 – Educação de qualidade; ODS 10 – Redução das desigualdades; ODS 11 – Cidades e comunidades sustentáveis; e ODS 16 – Paz justiça e instituições fortes.

Veja a programação completa do Circuito Urbano


Deixe seu comentário