23 de Outubro de 2018    08:30 às 18:00
Auditório do Museu da Escola Catarinense – MESC, Florianópolis – SC.

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina, por meio de sua Comissão de Ensino e Formação, realizará o III Seminário Nacional de Ensino e Formação: “As Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de arquitetura e urbanismo frente aos novos paradigmas do ensino e do mundo atual”, em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil e com a Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA).

O evento dará continuidade às discussões iniciadas em Sergipe, em agosto de 2018, a serem aprofundadas em Minas Gerais, em outubro de 2018, num movimento que deve seguir nacionalmente na busca de ampla contribuição para proposta de revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de arquitetura e urbanismo, que será encaminhada pela Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA) à Comissão Nacional de Ensino do Ministério da Educação (MEC).

Público alvo: membros das comissões de ensino e formação, coordenadores dos cursos de arquitetura e urbanismo, representantes dos núcleos docentes e discentes, profissionais da área.

PROGRAMAÇÃO

23 de outubro │ Auditório do Museu da Escola Catarinense │Florianópolis/SC

MANHÃ

8:30-9:00 Credenciamento

9:00-9:30 Abertura

  • Presidente do CAUSC – profa. Me. Daniela Pareja Garcia Sarmento
  • Coordenadora da CEF/BR – Me. Andrea Lúcia Villela Arruda
  • Presidente ABEA – Dr. João Carlos Correia
  • Coordenadora da CEF/SC – profa. Me. Jaqueline Andrade

9:30-10:00 O panorama de Ensino de Arquitetura e Urbanismo no Brasil com profa. Me. Andrea Lúcia Villela Arruda – Coordenadora da Comissão de Ensino do CAU/BR

10:00-10:30 Prática do Ensino de Arquitetura e Urbanismo com prof. Dr. João Carlos Correia – Presidente da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo

10:30-11:15 A salvaguarda do tempo escolar com prof. Me. Eduardo Westphal – Universidade Federal de Santa Catarina

11:15 – 12:00 Questionamentos

TARDE

14:00-14:30  Breafing da discussão e apresentação da dinâmica

14:30-17:30 Discussão das Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de arquitetura e urbanismo

17:30-18:00  Encerramento com relatoria do prof. Dr. Gogliardo Vieira Maragno – Universidade Federal de Santa Catarina