29 de Novembro de 2018    18:30 às 21:00
Fórum Eduardo Luz R. José da Costa Moellman, 197 - Centro, Florianópolis - SC, 88020-170
Público Alvo: Arquitetos e Urbanistas, Estudantes de Arquitetura e Urbanismo e Outros

O CEAU/SC convida para um debate sobre o Patrimônio Histórico Moderno e para o Lançamento do livro ‘Hans Broos: memória de uma arquitetura’

O evento será realizado no Fórum Eduardo Luz, projeto do arquiteto Hans Broos. Além de simbólico, lançar o livro em uma obra do próprio arquiteto, 2018 marca o 50º aniversário da edificação.

Hans Broos: memória de uma arquitetura é o primeiro livro sobre o arquiteto, um dos expoentes da arquitetura moderna brasileira. A publicação é resultado do projeto cultural de mesmo nome, aprovado pelo Programa de Incentivo à Cultura do Governo do Estado de São Paulo – PROAC – e patrocinado pela Companhia Hering. O projeto cultural teve a benção do próprio Hans Broos, ainda em 2008, quando estava sendo formulado. A autoria do livro é de André Luís de Lima, Guilherme Freitas Grad e João Serraglio. Apresenta prefácio de Luiz Eduardo Fontoura Teixeira e posfácio de Bernardo Brasil Bielschowsky. O projeto gráfico tem co-autoria de Tina Merz.

O livro apresenta como intenção maior o resgate – ou o não esmaecimento – da memória da atuação profissional do arquiteto em suas mais de cinco décadas de carreira. Não se trata de uma publicação definitiva ou de completa abrangência, mas sim um atlas da memória que ajude a abrir caminhos para outros estudos sobre Hans Broos.

Hans Broos recebeu do CAU/SC, em 2017, a Medalha de Honra ao Mérito (in memoriam) pela sua contribuição à Arquitetura no Brasil. O CEAU/SC apoia o lançamento do livro dada a importância do legado do arquiteto para a memória da Arquitetura Catarinense.

O evento é gratuito, os livros estarão à venda no local, com oportunidade de conversa com os autores.

Programação:

18:30 hs – Auditório
Abertura
IAB/SC
ASBEA/SC
SASC
CAU/SC

19:10 – Auditório
Palestra – Palestra  sobre Patrimônio Histórico Moderno – Prof. Luiz Eduardo Fontoura Teixeira (UFSC)  (50 min.)
20:00hs – Auditório
Palestra com os autores do livro “Hans Broos: memória de uma arquitetura” (40 min.)
de André de Lima, Guilherme Freitas Grad e João Serraglio

21:00 hs – Hall
Lançamento + Coquetel
Livro “Hans Broos: Memória de uma arquitetura”
de André de Lima, Guilherme Freitas Grad e João Serraglio
com Tina Merz, Bernardo Brasil, Luiz Eduardo Fontoura Teixeira e Cleonisse Schmitt.

Inscrições pelo site encerradas, somente no local