14 de Agosto de 2019    09:30 às 12:00 e das 14:00 às 18:00
Sede da GRANFPOLIS - R. Cândido Ramos, 250 - Capoeiras, Florianópolis – SC
Público Alvo: Arquitetos e Urbanistas e Poder Público

Oficina de Conscientização Participativa sobre ética na Arquitetura

 

Mudança de Paradigma na Atuação do Arquiteto e Urbanista

 

Com a primeira edição em 2017, o projeto idealizado pela Comissão de Ética e Disciplina do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina – CAU/SC, a cada ano, ganha novos contornos e traz novas pautas relacionadas ao exercício ético da Arquitetura e Urbanismo.

Neste ano, o projeto foi reinventado para um público seleto de entidades, escolas, representantes lojistas e instituições públicas, que possam contribuir para o debate de assuntos latentes relacionados à ética e disciplina e, sobretudo, multiplicar o conhecimento construído.

Desenhou-se um cenário em que o público deixa de ser ouvinte para ocupar o papel de ator na construção de um paradigma real e possível de uma arquitetura ética e comprometida com o desenvolvimento sustentável, a partir de um debate aberto, democrático e de qualidade, intermediado por uma facilitadora de eventos capacitada.

Acessibilidade, Percepção de Comissões e Vantagens, Emissão de Registro de Responsabilidade Técnica – RRT, Informação aos Contratantes, Atuação do Arquiteto e Urbanista Funcionário Público, Contratos e Propostas Deficientes, a discussão desses sensíveis temas, presentes no cotidiano da Comissão de Ética e Disciplina, abre espaço para a tomada de decisão responsiva e para a afirmação de um Conselho próximo à classe e alinhado com os anseios sociais.

Para viabilizar esse debate, o projeto será levado a cada um dos polos do CAU em Santa Catarina (Florianópolis, Chapecó, Blumenau, Joinville, Lages e Criciúma), num total de seis eventos, a começar pela Capital.

A sua participação é estratégica, venha contribuir para o aprimoramento dessa profissão que vive a cada passo, a cada olhar.

 

Programação

09h30min às 09h40min – Recepção e Credenciamento
09h40min às 10h10min – Fala de abertura CAU/SC
10h10min às 10h20min – Apresentação dos acordos de convivência e da metodologia do encontro (facilitação)
10h20min às 10h50min – Palestra: Compliance e as políticas anticorrupção – Com Adelita Adiers, coordenadora de projetos especiais na FACISC – Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina
10h50min às 11h10min – Perguntas, café/água
11h10min às 11h50min – Apresentação dos temas (CAU/SC)
11h50min às 12h – Apresentação da agenda do período da tarde

14h às 18:00 – Oficina de propostas – Mapa de empatia e World Café