17 de Setembro de 2019    14:00 às 18:00
capacitação athis
GRANFPOLIS - R. Cândido Ramos, 250 - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88090-800
Público Alvo: Arquitetos e Urbanistas, Estudantes de Arquitetura e Urbanismo, Poder Público, Sociedade Civil e Outros

Como forma de marcar a realização do primeiro curso de Capacitação em ATHIS do CAU/SC em Florianópolis, gostaríamos de convidar para participar desta palestra de abertura, que relaciona a política de Habitação e a Política de Saúde pública. O entendimento da Comissão Especial de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social – CATHIS – é de que a política de habitação deve ser vinculada à política de saúde pública, uma vez que o habitat atua de forma significativamente na saúde da população. Assim, o propõe-se uma mesa de debates sobre A Relação da Habitação Social com a Saúde Pública. Ainda como forma de ampliar a possibilidade de trocas e aprendizado, o primeiro módulo do curso de capacitação – Introdução à Política Urbana e à Lei 11.888/08.

Local: GRANFPOLIS

Programação:

8:00 Credenciamento e fala de boas vindas do CAU/SC

8:30 – 12:30 MÓDULO 1 – Introdução à Política Urbana e à Lei 11.888/08

13:30 Credenciamento 

14:00 Mesa de abertura

14:30 Mesa de debates – A relação da Habitação Social com a Saúde Pública

14:30 Simone Cynamon Cohen – FIOCRUZ

15:30 Café de confraternização

15:30 Tiago Holzmann da Silva – Presidente do CAU/RS

16:10 Debate

17:00 Encerramento

Currículo dos Palestrantes:

Tiago Holzmann da Silva 

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994); Mestrado em Projeto Arquitetônico pela Universidade Politecnica da Catalunha (1996); Mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018). Ex-professor do Centro Universitário Ritter dos Reis (1999/2009) e da Faculdade de Arquitetura da UFRGS (1998/2000). Presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB/RS (2012/13 e 2014/16) e Vice Presidente Extraordinário do IAB nacional (2014/2017). Conselheiro Suplente do CAU/RS (2012/14). Presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul – CAU/RS (2018/20). Sócio gerente da empresa 3C Arquitetura e Urbanismo (desde 1999). Tem experiência na área da Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projeto Urbano e Habitação Social, atuando principalmente nas seguintes áreas: consultoria em planejamento e urbanismo; planos diretores, mobilidade e habitacionais; planos e projetos urbanos, parques urbanos e ambientais; habitação de interesse social.

Simone Cynamon Cohen

Arquiteta pela Universidade Santa Úrsula em 1985, especialização em Engenharia Sanitária e Ambiental pela UERJ em 1990, Mestre em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública, ENSP em 1993, Doutorado pela Escola Nacional de Saúde Pública, ENSP em 2004. Pertence a dois Colegiados de Doutores: ENSP (Saúde Pública) e UFF / RJ (Departamento de Defesa Civil). No Mestrado de Defesa Civil é responsável pela disciplina Habitação Saudável como Política de Prevenção e Mitigação de Situações Emergenciais. No mestrado em Saúde Pública ministra as disciplinas Saúde Pública e riscos na habitação e seu entorno e Construção de Políticas Saudáveis: Análise da Política Urbana, Fundiária e Habitacional. É Coordenadora de Ensino no Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental / ENSP. Coordenadora do Subprojeto de Habitação dentro do Projeto Universidade Aberta / ENSP. Coordenadora da Rede Brasileira de Habitação Saudável / FIOCRUZ / ENSP / OPAS / AIDIS / ABES / FUNASA. É membro do Comitê Científico da FUNASA e Consultora ad-hoc da FUNASA. Coordenadora do Projeto de Habitação dentro do Programa de Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável de Manguinhos / ENSP e é integrante do Grupo de Referência da FIOCRUZ / ENSP /ABRASCO em Promoção da Saúde e Gestão de Programas Sociais. Representante da ENSP na Câmara técnica de Saúde e Ambiente na Vice Presidência de Serviços de Referencias em Saúde e Ambiente. Representante do DSSA / ENSP na Coordenação Escola de Governo em saúde. Líder do Grupo de Pesquisa Desenvolvimento Local; Determinantes Sociais da Saúde e Ambiente e Habitação Saudável e integrante de mais dois Grupos de Pesquisa do CNPq: Promoção da Saúde e Gestão de Políticas Sociais; Ambiente, Vetores e Saúde Pública. Dentro da ENSP desenvolve as linhas: Habitação e saúde (Análise do Ambiente Construído, Conforto Ambiental e Ambiência; Tecnologia Apropriada em Habitação, Saneamento e Urbanização; Fatores de Risco Sócio-Ambiental; Habitabilidade Urbana e Habitacional; Saúde da Família;Biossegurança); Saneamento e Saúde Ambiental (Educação Ambiental; Recursos Hídricos; Vigilância em Saúde Ambiental; Controle de Vetores; Responsabilidade Sócio-Ambiental; Ecoeficiência do Saneamento) e Promoção da Saúde (Avaliação da Efetividade da Promoção da Saúde em Programas e Projetos Habitacionais; Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável).

Esta ação faz parte da programação do Curso de capacitação em ATHIS (inscrições aqui), está prevista no Plano Estratégico de Implementação em ATHIS do CAU/SC e atende aos seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU:

ODS 3 – Saúde e Bem Estar

ODS 6 – Água Potável e Saneamento

ODS 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura

ODS 10 – Redução das Desigualdades

ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis

Este evento é um evento preparatório para o Congresso Mundial de Arquitetos e Urbanistas de 2020 – UIA 2020.