Problemas para ver o informativo? Veja em seu navegador.
Informativo Técnico

Informativo CAU/SC | Junho de 2018

CAU/SC inclui ODS no Planejamento de Gestão 2018/2020

Na última sexta feira (8), durante a reunião plenária do CAU/SC, o grupo de conselheiros aprovou, por unanimidade, a inclusão dos ODS no Planejamento Estratégico do Conselho (gestão 2018/2020). Os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) foram estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015. As metas fazem parte de uma agenda universal que convida todos os países a adotarem medidas para direcionar o mundo a um caminho mais sustentável . A decisão dos conselheiros em utilizar a agenda da ONU como referência tem relação com a Oficina de Planejamento Estratégico, ministrada quinta feira (7) pelo arquiteto e urbanista Edson Cattoni. Durante o encontro, conselheiros e colaboradores foram desafiados a relacionar o planejamento estratégico do CAU/SC com os objetivos de desenvolvimento estratégico da ONU. “O Conselho está alinhado com a busca de um futuro melhor. Aguardem surpresas em relação aos resultados práticos de todos os projetos que foram debatidos aqui”, comenta Cattoni. A presidente do CAU/SC, Daniela Sarmento, ressalta a importância desse movimento a partir de uma autarquia pública. “Com essa visão o CAU passa a ser um vetor de desenvolvimento sustentável através de seus projetos, fortalecendo as ações com os profissionais da arquitetura, sociedade e academia”. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável anunciados pela ONU estão disponíveis na página https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/ Acompanhe nas nossa redes sociais a ações que serão implementadas pelas Comissões visando melhorias nas diversas esferas do desenvolvimento sustentável.

Convênio entre CAU/SC e IPOG oferta descontos de até 20% em Especialização em Master BIM

Pensando na qualificação dos Arquitetos e Urbanistas de todo o Estado de Santa Catarina, o IPOG– Instituto de Pós-graduação, em parceria com o CAU/SC, ofertará descontos de até 20% no valor total dos cursos de especialização. Atendendo a uma demanda bastante atual do mercado, o IPOG confirma a inauguração da Pós-graduação MASTER BIM – Ferramentas de Gestão e Projeto. Com início confirmado para o dia 25 de maio, o curso irá explanar de maneira aprofundada o uso da metodologia BIM que tem, entre outras funções, a criação de simulações digitais, capaz de coordenar toda a informação de um projeto de arquitetura. Mais informações sobre os cursos que entram no convênio, você encontra na página do IPOG. Acesse: https://www.ipog.edu.br/curso/engenharia-arquitetura/master-bim-ferramentas-de-gestao-e-projeto/.

Colaboradores do CAU/SC Participam de Curso de Capacitação sobre o IGEO

As equipes das gerências técnica e de fiscalização do CAU/SC participaram nesse último mês, de um curso de capacitação sobre a nova interface do IGEO; um aplicativo que permite aos usuários e profissionais do CAU/BR e dos CAU/UF integrar informações cadastrais com dados geográficos, resultando em mapas, relatórios, indicadores e gráficos. A ideia desse tipo de tecnologia é auxiliar no acompanhamento e desenvolvimento de rotinas que atendam às diversas frentes de atuação do Conselho. “A principal razão desse encontro é mostrar aos colaboradores as atualizações do sistema, destacando benefícios como suporte a decisão, planejamento, informações financeiras e outros; ” comenta Renato Viana, Analista de Geotecnologia do CAU/BR.

A verdade sobre a resolução nº 51

É preciso esclarecer que não existe conflito entre as áreas de Arquitetura de Interiores e Design de Interiores. A Arquitetura de Interiores é o campo de atuação profissional da Arquitetura e Urbanismo que consiste na intervenção em ambientes internos ou externos de edificação, definindo a forma de uso do espaço em função de acabamentos, mobiliário e equipamentos. Esta intervenção se dá no âmbito espacial; estrutural; das instalações; do condicionamento térmico, acústico e lumínico; da comunicação visual; dos materiais, texturas e cores; e do mobiliário. Já o Designer de Interiores, segundo a Lei 13.369/2016, exerce atividades que “envolvem elementos não estruturais de espaços ou ambientes internos e ambientes externos contíguos aos interiores, desde que na especificidade do projeto de interiores”.

CAU/SC