Problemas para ver o informativo? Veja em seu navegador.
Informativo Técnico

Informativo Técnico #13 | Fevereiro de 2018

Placa de Obra
A Gerência de Fiscalização do CAU/SC, priorizando a segurança e o bem-estar de todos, esclarece alguns itens importantes quanto à colocação das placas de obra. Vale lembrar aos profissionais que o fornecimento, a afixação e a manutenção das placas de obra são de exclusiva responsabilidade do arquiteto e urbanista. Ao proprietário do empreendimento, caberá o dever de assegurar o direito do arquiteto e urbanista afixar os materiais. As placas deverão ser mantidas no local, desde o início até o término do serviço, com as seguintes informações: nome do arquiteto e urbanista responsável e, se houver, da pessoa jurídica de Arquitetura e Urbanismo (com identificação da atividade técnica sob sua respectiva responsabilidade e número de RRT correspondente); número de registro no CAU; endereço, e-mail ou telefone do arquiteto e urbanista.
Certidão de Acervo Técnico com atestado - CAT-A
A Certidão de Acervo Técnico (CAT) é o instrumento que certifica, para efeitos legais, o acervo técnico de um arquiteto e urbanista, constituído por obras e serviços desenvolvidos por ele, devidamente registrados. A CAT amplia as possibilidades de atuação dos Arquitetos e Urbanistas junto a órgãos públicos e a sua emissão é muito simples, mas deve ser feita com antecedência para garantir que a certidão seja emitida a tempo de participar da licitação. A recomendação da Gerência Técnica do CAU/SC é de que o Arquiteto e Urbanista solicite a CAT-A assim que concluir as atividades técnicas do RRT que pretende acervar. Vale lembrar que a CAT-A não tem prazo de vencimento. Ou seja, uma vez emitida, poderá ser utilizada sempre que precisar. Ao solicitá-la, utilize o modelo de Atestado Técnico, disponível no link: https://www.causc.gov.br/servicos/formularios/ e se atente para as observações anotadas ao final do documento, como a importância de os dados do atestado técnico serem iguais aos do RRT. Caso tenha dúvidas em como solicitar a CAT-A, acesse o tutorial aqui .
SICCAU: melhorar para avançar
A Gerência Técnica do CAU/SC está realizando um diagnóstico no Sistema de Informação e Comunicação do CAU (SICCAU) para identificar oportunidades de melhoria nos nossos canais de atendimento. A ideia é que o investimento em novas tecnologias otimize não só o ambiente profissional (utilizado pelos Arquitetos e Urbanistas) como, também, o ambiente corporativo (utilizado pela equipe de atendimento do CAU/SC). Com esse objetivo, foi relizado um focus group no dia 21/02/2018 com os membros desta gerência e foram identificadas oportunidades de melhoria, como : a gestão dos processos e das solicitações, layout do SICCAU e distribuição inteligente das suas funcionalidades, alertas e notificações, linguagem intuitiva do sistema, e gestão e organização da informação. Agora queremos saber dos profissionais, quais melhorias gostariam que fossem implementadas no seu ambiente profissional. Para isso elaboramos um formulário, com apenas 5 perguntas, para que você possam dar sua opinião. Acesse o fomulário aqui .
CAU/SC nas Redes
Fique por dentro do CAU/SC! Estamos ampliando cada vez mais nossas frentes de comunicação para que você, arquiteto e urbanista, tenha acesso a todas atividades que desenvolvemos enquanto Conselho. A ideia é possibilitar um canal mais direto com todo o público, por meio da informação e da promoção do diálogo. Por isso, interaja conosco pelas nossas redes sociais! Todos os dias postamos notícias, curiosidades e informações de ponta que nos ajudam a elucidar a importância singular que a Arquitetura e o Urbanismo trazem à sociedade. Acompanhe também o nosso calendário anual. Clique aqui e saiba mais.
CAU/SC