Oficina do Projeto TRAVESSIA é promovida pela Asbea/sc em parceria com o CAU/SC

Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura de Santa Catarina – AsBEA SC realizou no dia 15 de julho a 1ª Oficina do Projeto TRAVESSIA. Ela ocorreu no Museu da Escola Catarinense (MESC), e foi aberta ao público.

Publicado no dia
Projeto Travessia

Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura de Santa Catarina – AsBEA SC realizou no dia 15 de julho a 1ª Oficina do Projeto TRAVESSIA. Ela ocorreu no Museu da Escola Catarinense (MESC), e foi aberta ao público.  Para isso contará com a participação da comunidade em momentos de expressão de ideias sobre o assunto. A iniciativa tem o financiamento do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina (CAU/SC), por meio do Edital dos projetos prototipados no 2º Congresso Catarinense de Arquitetos e Urbanistas.

O objetivo da ação é propor dois equipamentos efêmeros, no continente e na ilha, próximos à ponte Hercílio Luz.  Ele terão a finalidade de provocar uma relação visual, gerando inquietação e reflexão.  A 1ª Oficina do Projeto TRAVESSIA teve como objetivo montar as definições e propostas iniciais desses equipamentos. Participaram arquitetos, designers, jornalistas, professores, outros profissionais e estudantes interessados no tema.

A atividade também teve o apoio do Grupo VIA da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. No encontro o grupo trabalhou com a metodologia de design thinking,  com um  contexto geral do projeto e seus objetivos. Em seguida foram apresentados os possíveis locais de intervenção e alguns conceitos e referências de arquitetura efêmera pelo mundo.

A 1ª Oficina do Projeto TRAVESSIA ainda teve também a participação da professora Dulce América de Souza. Ela fez a contextualização histórica e cultural da relação de Florianópolis com o mar. A metodologia propôs dividir os participantes em cinco grupos que apresentaram ao final propostas para os equipamentos efêmeros. As premissas consideraram um custo máximo estimado, faixas etárias abrangentes, montagem e resistência. Também foram avaliadas as possibilidades de replicação para outros locais com destaque para relação da cidade com o mar.

Financiamento oportuniza ações pelo Estado

O projeto TRAVESSIA é resultado do edital lançado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina (CAU SC), para financiamento dos projetos prototipados no 2º Congresso Catarinense de Arquitetos e Urbanistas 2016. A seleção considerou o eixo cidade e abrangência na Grande Florianópolis. A ação tem ainda com o apoio do Instituto de Arquitetos do Brasil de Santa Catarina – IAB SC, Movimento Traços Urbanos, Grupo VIA, Centro Sapiens, Ponto do Pão e Mercado São Jorge. O projeto é uma realização da AsBEA-SC e está sendo coordenado pelo Grupo de Trabalho Cidade e Sustentabilidade – GTCS.

O projeto TRAVESSIA propõe diversas ações, esta Oficina é a primeira delas. Será realizada uma 2a Oficina em agosto, onde serão ampliadas as discussões com relação às propostas apresentadas e definido o equipamento que será construído. Já em setembro serão realizados eventos associados à montagem dos equipamentos efêmeros.


Deixe seu comentário