Publicado no dia

Nesta sexta, dia 8, celebramos o Dia Mundial do Urbanismo. A data foi criada em 1934 pelo professor Carlos Maria Della Paolera, da Universidade de Buenos Aires, o primeiro sul-americano a se formar no Instituto de Urbanismo da Universidade de Paris. É uma oportunidade para refletir sobre o planejamento das nossas cidades e, sobretudo, agir para construir espaços urbanos sustentáveis.

Neste ano, o CAU/SC está realizando o projeto Fundamentos para as Cidades 2030. O projeto prevê ações de suporte para a implementação do Plano Diretor Participativo. Uma destas ações é a produção de material de orientação sobre Planos Diretores Participativos com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS/ONU. O Diagnóstico Cidades 2030, produzido pelo Instituto Courb,  procura compreender os principais entraves para a elaboração, implementação e revisão dos Planos Diretores nos municípios catarinenses.

.:. Saiba mais sobre o Diagnóstico Cidades 2030 .:.

Com o material, o CAU/SC pretende oferecer suporte aos arquitetos e urbanistas para atuarem na construção e revisão dos Planos Diretores. Servirá ainda de referência para prefeituras, câmaras municipais e Ministério Público para a elaboração, implantação, gestão e fiscalização da implantação do Plano Diretor Participativo.

A ação atende, de forma estratégica, o ODS11 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis, meta que tem o apoio oficial do CAU/SC. Desde 2018, o Plano de Ação Estratégico do CAU/SC tem metas alinhadas com as ODS/ONU.

.:. Saiba mais sobre o Dia Mundial do Urbanismo .:.

Deixe seu comentário