Publicado no dia

As atividades da ATHIS em Santa Catarina têm ganhado visibilidade Brasil a fora. Nesta última terça feira, 31, nossos conselheiros Cláudia Poletto (coordenadora da ATHIS/SC) e Ricardo Fonseca (federal), participaram do SEMINÁRIO DE EMPREENDEDORISMO EM ATHIS no Teatro Maria Izabel Rodrigues – UNDB, em São Luís/MA. Por meio de palestras e debates, o Seminário – patrocinado pelo CAU/BR e CAU/MA – teve como objetivo identificar conceitos à prática da ATHIS, por eixos como:

Estimular profissionais e instituições ao projeto, acompanhamento e execução de obras em arquitetura e urbanismo para famílias com renda mensal de até 3 (três) salários mínimos para regularização, construção, reforma e/ou melhoria de sua sua própria moradia;

Otimizar condições de políticas públicas que visem qualificar o uso e o aproveitamento racional do espaço edificado e de seu entorno, bem como dos recursos humanos, técnicos e econômicos empregados no projeto e na construção da habitação, evitando a ocupação de áreas de risco e de interesse ambiental;

Propor serviços permanentes e gratuitos de assistência técnica nas áreas de arquitetura e urbanismo diretamente às famílias ou a cooperativas, associações de moradores ou outros grupos organizados.

“85% das famílias de baixa renda constroem sem o apoio de profissionais. Do outro lado temos um número gigante de profissionais sendo lançados no mercado de trabalho. Precisamos casar essas duas realidades, suprindo a necessidade de trabalho por meio da atuação profissional dentro das comunidades”, comenta a coordenadora da ATHIS/SC, Claudia Poletto. Para o arquiteto e urbanista e vice presidente do CAU/BR, Guivaldo D’Alexandria, a apresentação da ATHIS/SC pode ser considerada como uma referência nacional. “O CAU Santa Catarina está de parabéns!  Tivemos a oportunidade de observar um verdadeiro plano de ação”, comemora Guivaldo.

Em Alagoas, nossa Conselheira Rosana Silveira também teve a oportunidade de trocar experiências sobre os desafios e estratégias para o acesso à moradia adequada. O evento, promovido pelo CAU.AL e ONU HABITAT oportunizou diferentes formas na operacionalização da ATHIS. ”Integrantes dos CAU UFs presentes, os palestrantes juntamente com a Secretaria de Transporte e a ONU HABITAT visitaram a zona periférica de Maceió, denominada Grotas, região do chamado fundo dos vales onde prevalecem as  habitações de interesse social que receberam as intervenções. Este projeto visa buscar  implantação  da ATHIS de forma horizontal, com a participação de diversas entidades e órgãos públicos,  todos engajados entre si. Foi um ótimo encontro e muito vai contribuir para o trabalho que estamos realizando em Santa Catarina”, comenta Rosana.


Deixe seu comentário