Publicado no dia

373 kg de alimentos foram doados pela campanha para a Casa Lar Luz do Caminho, em Florianópolis | Foto: Coletivo Juntos Somos + Arq SC

Arquitetos e urbanistas de todo o país, incluindo Santa Catarina, vem mobilizando esforços para fazer a ajuda chegar a quem mais precisa neste período de pandemia. O grupo “Juntos somos + Arq SC” está coletando doações para instituições sociais em seis municípios do estado e, segundo a coordenação do projeto, já arrecadou 1,5 toneladas de alimentos e produtos de higiene.

A iniciativa surgiu no Rio de Janeiro e rapidamente ganhou o país, mobilizando arquitetos, decoradores e suas redes de relacionamento. Cada estado conta com responsáveis por coordenar a ação, os embaixadores. “Não imaginávamos passar por uma quarentena e esta situação abriu os nossos olhos para a necessidade de ser solidário. Somos privilegiados por ter uma casa, comida, e nos colocamos no lugar de quem não tem”, conta a arquiteta de Chapecó, Janine Dal Prá, embaixadora catarinense.

O grupo logo mapeou pontos de coleta em seis municípios: Blumenau, Balneário Camboriú, Chapecó, Criciúma, Florianópolis e Joinville. Cada uma das cidades destinará as doações a uma instituição definida pela plataforma Transforma Brasil, apoiadora do projeto. Além de cestas básicas, também é possível doar produtos de higiene pessoal e limpeza. O movimento Juntos Somos + Arq SC organiza um leilão solidário para levantar recursos.

A expectativa, segundo Janine, é que o engajamento cresça entre os arquitetos e urbanistas. “O papel do arquiteto vai além. A profissão acaba nos guiando e, com o tempo, a gente esquece um pouco deste viés social que tanto estudamos no urbanismo, durante a faculdade. Queremos que a solidariedade perdure mesmo após o período de pandemia”, afirma a arquiteta.

Como ajudar:

– Siga e divulgue o perfil @juntossomos+Arq no Instagram
– Se coloque à disposição para ajudar na coleta.
– Fazendo suas doações


Deixe seu comentário