Arquitetas e urbanistas, parabéns pelo seu dia!

Uma homenagem do CAU/SC pelo dia da mulher

Publicado no dia

Cada vez mais, as mulheres seguem assegurando direitos, espaços e posições de destaque no mercado de trabalho e também em diversas profissões. Na arquitetura, não é diferente. Comunicativas, analíticas, eficientes gestoras, criativas e atentas a pequenos detalhes, elas contam com um olhar diferenciado capaz de trazer contribuições ímpares aos projetos.Entretanto, a lista de arquitetas que se destacam ainda é pequena em relação ao de homens.Mesmo assim, elas não desistem e batalham para deixar sua marca.

Mas, se por um lado poucas arquitetas conseguiram deixar seu nome na história, é cada vez maior a quantidade de mulheres na área.Desde a norte-americana Marion Mahony Griffin, considerada a primeira mulher a se tornar arquiteta graduada pelo MIT em 1894, as mulheres entraram nas universidades e obtiveram reconhecimento pelos seus projetos.

Mais recente e conhecida, Zara Hadid com suas curvas ousadas da arquitetura desconstrutivista, a iraquiana foi a primeira mulher a ganhar um premio Prêmio Pritzker de Arquitetura pelo seu trabalho.

 

Censo

De acordo com o censo do CAU/BR de 2013, as mulheres representam 61% dos arquitetos no País. Uma tendência que vem crescendo ao longo das décadas. A predominância delas também é maior entre os profissionais mais jovens. Porém, elas ainda ganham menos do que os homens.

 

Feliz dia!

E como amanhã, 8 de março, é o Dia das Mulheres nós do CAU/SC, em nome das cinco conselheiras da entidade, parabenizamos todas as mulheres que compõem o quadro de funcionários e as arquitetas do Estado. Temos um milhão de razões para comemorar!


Deixe seu comentário