Publicado no dia

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina (CAU/SC) segue percorrendo o estado com o intuito de esclarecer ao poder público e a sociedade sobre a necessidade do cumprimento da Lei de Assistência Técnica em Habitação Social (11.888/2008). Nessa próxima terça feira, dia 9, o mutirão da ATHIS estará em Laguna. O evento, que será realizado no auditório da UDESC, traz em sua programação palestras com profissionais que são referência na temática da Habitação Social. A arquiteta e urbanista Renata Coradin, por exemplo, compartilhará com os presentes um pouco de sua experiência em ATHIS por meio do projeto Canhema II em Diadema, São Paulo. “A partir da informação de que menos de 15% da parcela da população que já construiu ou reformou suas casas utilizaram serviços de arquitetura ou engenharia, vale uma reflexão sobre qual é o papel da arquitetura para a sociedade. Esse dado nos leva a concluir que as cidades estão sendo construídas, em sua maioria, sem a nossa participação. Será que a sociedade realmente sabe o que faz um(a) arquiteto(a)?”, indaga Renata. Feito o convite à reflexão, a especialista prossegue: “apresentarei, no Seminário realizado pelo CAU-SC em Laguna, uma experiência de atuação em Assistência Técnica Habitacional que ocorreu na cidade de Diadema junto à uma associação de moradores que acompanhou de perto, as várias etapas do projeto”, diz.

A arquiteta e urbanista catarinense Daniela Lopes, também irá enriquecer o debate sobre a Lei do direito à moradia através do projeto em ATHIS realizado em 2014, na comunidade quilombola Toca Santa Cruz, localizada no município de Paulo Lopes. “Acompanhar e fazer parte das lutas por direitos é essencial para aqueles arquitetos que pretendem trabalhar com a avassaladora maioria da população que, historicamente, tem tido seus direitos negados. Apesar das inúmeras dificuldades existentes dentro do universo da ATHIS, vemos que nesses dez anos da lei 11.888/2018, houve um grande avanço”, comemora Daniela.

O mutirão da ATHIS já percorreu os municípios de Palhoça, Chapecó, São Miguel do Oeste, Blumenau Joinville e Balneário Camboriú. A programação completa da Apresentação da ATHIS em Laguna, você acompanha no link do evento:

 

Apresentação do Plano de Implementação de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social – Laguna

 

 


Deixe seu comentário