Publicado no dia

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina – CAU/SC apresentará seu Plano Estratégico de Implementação de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (PEI-ATHIS) nas cidades de Rio do Sul, Caçador e Lages nos próximos dias 21, 22 e 23, respectivamente.

Esses eventos fazem parte do calendário do CAU/SC com o objetivo de fomentar a realização da Assistência Técnica no estado, fortalecendo o senso de responsabilidade social entre os arquitetos e urbanistas ao colocar em prática o direito à moradia digna do maior número de pessoas. O princípio fundamental dos programas de assistência técnica é a universalização do acesso aos serviços de Arquitetura e Urbanismo.

A lei promulgada em 2008 tem o intuito de promover serviço para quem precisa e não pode contratar, custear serviço técnico fora do valor de construção e tornar a arquitetura promotora de qualidade de vida, entre outros objetivos.

Links para inscrição:
RIO DO SUL
CAÇADOR
LAGES

ENTENDA A ATHIS

A lei 11.888/2008, de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS), é um direito fundamental do cidadão, assim como saúde e educação. A ATHIS é uma ferramenta de política pública para a promoção da justiça e inclusão social nas cidades.Em 2017, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) definiu que todos os conselhos dos estados destinassem 2% de seu orçamento para apoiar ações de Assistência Técnica em Habitações de Interesse Social (ATHIS).

Em atenção às diretrizes do CAU/BR, o CAU/SC institui, ainda em 2017, a Comissão Especial de Assistência Técnica (CTEC), composta por um grupo de arquitetos e urbanistas, para coordenar ações do desenvolvimento da política de assistência técnica pública e gratuita, conforme prevê a lei 11.888/2008.A comissão promoveu, conjuntamente com o escritório AH! Arquitetura Humana, um Plano Estratégico de Implementação de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (PEI-ATHIS) para ser aplicado no estado de Santa Catarina.

Em 2018, a CTEC assume caráter permanente e passa a ser denominada de Comissão Especial de ATHIS (CATHIS).Finalizado em abril de 2018, o plano é composto de quatro volumes: Diagnóstico, Plano Estratégico de Implementação, caderno de Propostas Normativas e uma cartilha resumo. O PEI – ATHIS está sendo divulgado em várias cidades catarinenses e em outras oportunidades nacionais, disseminando e fomentando a prática de ATHIS para o poder público, comunidade e profissionais interessados. Cada apresentação tem se desenrolado em discussões diferentes e enriquecedoras, de acordo com as especificidades locais e com a composição do público interessado.

Serviço:  

O quê: Apresentação do Plano Estratégico de Implementação de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (PEI-ATHIS) do CAU/SC

Onde e quando:

_Rio do Sul, 21 de maio, 19h, auditório da Uniasselvi, bloco B
_Caçador, 22 de maio, 19h, auditório da reitoria da UNIARP, centro
_Lages, 23 de maio, 19h, auditório da Câmara de Vereadores

 


Deixe seu comentário