Publicado em

O 1°Encontro de Coordenadores de Cursos de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina promovido pelo CAU/SC, na última sexta feira, 27, reuniu nomes importantes da arquitetura. A exemplo do professor dr. Guilherme Lassance (UFRJ) que debateu com os presentes sobre metodologia criativa e novas formas de ensino.

 

Hoje o meio acadêmico forma um meio convidativo para a produção de trabalhos que atendam as demandas sociais?

Há muitas atividades que proporcionam isso dentro da própria UFRJ. A extensão é um bom exemplo disso. Mas ainda há o que avançar.

 

Qual o diagnóstico atual que nos faz refletir sobre a necessidade de novas metodologias de ensino?

Muitos ainda entendem a universidade como continuidade do ensino médio. Precisamos nos atualizar. A Universidade ainda se apresenta como um local de preparo para atuar profissionalmente e não como um local oportuno para empoderar os estudantes. O intercâmbio entre as universidades é essencial para que haja essa atualização. Vivemos isoladamente com problemas muito semelhantes. Quanto mais trocarmos ideias e experiências, melhor.

 

Qual o principal desafio dentro da universidade?

O rompimento com uma lógica onde o conhecimento está fragmentado. Penso que  a Extensão seja uma excelente oportunidade de atualização e transformação.

 

Sua opinião sobre o evento e desse encontro ter sido promovido pelo CAU.

Super meritoso. Não só o encontro de coordenadores em si, mas  também os temas que foram colocados. Inovação,  pensamento criativo (…) Essa iniciativa mostra que a universidade e o cau devem andar juntos visando a conquista de novas competências.

 


Deixe seu comentário