Publicado no dia

Foto: Fernando Tubbs/Fecam

O mais importante evento intermunicipal do estado também é uma oportunidade para aprofundar o debate sobre as cidades inclusivas e construir parcerias em benefício dos arquitetos e urbanistas, cidadãos e instituições. É com esta compreensão que o CAU/SC participou ativamente do Congresso de Prefeitos de Santa Catarina, promovido pela Federação Catarinense dos Municípios (Fecam). Temas de relevância tanto para os profissionais como também para a sociedade catarinense foram propostos pelo Conselho e absorvidos pela programação do congresso, como habitação de interesse social, infraestrutura, mobilidade, acessibilidade e fiscalização eficiente. 

Conhecimento técnico do arquiteto e urbanista a serviço das cidades

Durante o evento, o CAU/SC oficializou Termo de Cooperação com a Federação Catarinense dos Municípios que prevê a mobilização de esforços para promover a eficiência, efetividade e aperfeiçoamento na área da habitação de interesse social, infraestrutura, mobilidade urbana e acessibilidade junto aos municípios catarinenses. A assinatura do Termo de Cooperação entre a presidente do CAU/SC, Daniela Sarmento, e o presidente da Fecam, Joares Ponticelli, aconteceu durante a Abertura Técnica do Seminário de Gestão de Recursos, Infraestrutura e Financiamento no dia 25 de setembro. .:. Veja mais imagens.:.

O convênio é válido por cinco anos e não prevê repasses financeiros entre as instituições.  Ele é resultado de um esforço empreendido pelo CAU/SC desde o início do ano para aproximação com as instituições que definem as políticas públicas para as cidades. Com a assinatura do documento, o CAU/SC coloca o conhecimento técnico dos arquitetos e urbanistas à disposição para colaborar com as políticas urbanas e habitacionais dos municípios catarinenses. 

Ainda no dia 25, o CAU/SC participou do Painel “Acessibilidade: A norma e a sensibilização para implementação das medidas“. A conselheira Silvya Helena Caprario, coordenadora da Câmara Temática de Acessibilidade, falou sobre as ações de fomento e apoio do CAU/SC para implementação da legislação sobre o tema. 

Fiscalização Inteligente

Um dos principais projetos da gestão 2018/2020, a Plataforma de Georreferenciamento Integrado (PGI) também foi lançado oficialmente durante o Congresso, no dia 26. A PGI – Fiscalização Inteligente é uma ferramenta gratuita, desenvolvida pelo CAU/SC e CAU/BR, em parceria com o Consórcio CIGA, e transformará o sistema de fiscalização das obras e serviços arquitetônicos nos municípios.

Idealizada para aprimorar os sistemas e procedimentos do CAU/SC, a ferramenta é viabilizada através do IGEO, sistema de informação geográfica criado pelo CAU/BR, capaz de integrar diversas bases de dados. Através da PGI, as prefeituras têm acesso às informações dos canteiros de obras existentes no território do município, potencializando a fiscalização. O serviço é inteiramente gratuito.

A apresentação foi feita pela gerente da Fiscalização, Mayara Souza, na plenária principal do Seminário de Tecnologia e Inovação. A arquiteta e urbanista detalhou o funcionamento do sistema e convidou os municípios a aderirem à iniciativa. Na ocasião, o CAU também lançou um vídeo explicativo do projeto e a página www.causc.gov.br/projetos/pgi.

Assista ao vídeo:

 

 

 

 


Deixe seu comentário