Publicado no dia

Um novo projeto lançado pelo CAU/SC durante a 100ª Plenária, no dia 18 de fevereiro, deve aprofundar a preservação do patrimônio e outras temáticas relacionadas ao uso compartilhado do espaço urbano em 2020. É o projeto “Cidade: Patrimônio de Todos”, que será conduzido pela Câmara Temática que leva o mesmo nome.

O projeto prevê três principais entregas. A primeira delas, já em curso, é a produção de uma publicação para orientar arquitetos, gestores públicos e proprietários de imóveis históricos sobre tombamento e caminhos para a conservação do patrimônio arquitetônico. O projeto também pretende promover eventos descentralizados para estimular o debate em diferentes regiões do estado. Outra medida é a criação de uma revista on-line para difundir informações entre a comunidade interessada no tema.

“As ações do projeto pretendem abranger diferentes públicos e oferecer suporte aos arquitetos que atuam ou desejam atuar nesta área”, afirma a coordenadora da Comissão de Políticas Urbanas e Ambientais (CPUA), Valesca Menezes Marques. Segundo a arquiteta, apesar de o conteúdo ter sido estruturado pela Câmara Temática Cidade: Patrimônio de Todos, o projeto deve impulsionar os debates das demais CTs do CAU/SC (CT de Estudos Urbanos, Mulheres na Arquitetura, Habitação e Direito à cidade e Acessibilidade).

“Vamos aprofundar o debate sobre a proteção do patrimônio cultural, edificado e paisagístico, mas dentro de um contexto mais amplo que envolve o direito à cidade. Esta perspectiva contempla espaços acessíveis para todos os usuários da cidade, incluindo as mulheres e pessoas com deficiência, planejamento e segurança”, afirma a arquiteta.

No mesmo dia em que lançou o projeto, o CAU/SC também assinou acordo de cooperação com a Fundação Catarinense de Cultura para reforçar a fiscalização de edificações com valor histórico pelo estado. Saiba mais

Saiba mais sobre as Câmaras Temáticas do CAU/SC

.:. Veja mais imagens da 100ª Plenária.:.

.:. Assista à íntegra da Plenária .:.


Deixe seu comentário