Publicado no dia

A capital catarinense está em processo de conferência. A abertura oficial da 6ª Conferência da Cidade de Florianópolis aconteceu na terça-feira, 4 de fevereiro, no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Até 14 de março, quando está prevista a plenária de encerramento e eleição dos delegados para a Conferência Estadual, ocorrem três etapas pela cidade. O CAU/SC participa de forma ativa deste processo, referendando a atuação central dos arquitetos e urbanistas como especialistas nos temas relacionados ao espaço urbano.

O arquiteto e urbanista João Sette Whitaker Ferreira, Professor Dr. da FAU-USP e ex-secretário de Habitação do Município de São Paulo, foi convidado para a palestra principal da noite. O arquiteto abordou o tema central da conferência “Função social da cidade e da propriedade”.

Em sua intervenção, o professor falou sobre as contradições da cidade e a importância do plano diretor participativo para a mediação entre os interesses dos diferentes extratos da sociedade. O arquiteto defendeu o debate democrático como forma de buscar consensos entre as atividades diversas desenvolvidas no espaço urbano. “A palestra apontou os principais desafios a serem enfrentados e o papel do estado como regulador do desenvolvimento para garantir que a cidade seja inclusiva e atenda sua diversidade e limites ambientais”, afirmou a presidente do CAU/SC, Daniela Sarmento. Além da presidente, participaram da abertura da conferência as coordenadoras das comissões de Políticas Urbanas e Ambientais, Valesca Menezes Marques, e de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social, Claudia Poletto.  Acesse o vídeo da transmissão do evento.

A atividade previa aprovação do regimento da conferência, a apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelo Conselho da Cidade durante o mandato 2018/2020 e um painel com os segmentos representados junto ao órgão de controle social. Como sofreu questionamentos, a minuta do regimento teve a aprovação adiada para que a população possa se manifestar de forma mais aprofundada. A nova data será anunciada pelo site e redes sociais do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF), que é realizador do evento, juntamente com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU) da Prefeitura Municipal e Conselho da Cidade.

Plenárias regionais:

Insular e Continental – 13 de fevereiro, no Centro de Educação Continuada (CEC), R. Ferreira Lima, 82 – Centro
Oeste e Norte – 19 de fevereiro de 2020, na Escola Básica Prof.ª Herondina Medeiros Zeferino, Servidão Três Marias, 1072 – Ingleses
Leste e Sul – 03 de março de 2020, Escola Julio da Costa Neves, Caminho do Estudantes, 100 – Costeira do Pirajubaé

Confira a programação completa e outras informações no site da Conferência

 

 


Deixe seu comentário