CAU/SC promove Ciclo de Debates Fundamentos para as Cidades 2030

O próximo encontro ocorre de forma virtual no próximo dia 24/06, com a temática "As políticas de planejamento urbano e os ODS"

Publicado no dia

Entre junho e agosto, o CAU/SC promove uma sequência de debates para consolidar o projeto Fundamentos para as Cidades 2030. A iniciativa é da Comissão de Política Urbana e Ambiental (CPUA) e procura oferecer ferramentas para a construção de Planos Diretores Participativos com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS-ONU).

Realizado em cinco etapas no formato on-line, o Ciclo de Debates Cidades 2030 é aberto a toda sociedade, gestores públicos, arquitetos e urbanistas e demais profissionais que debatem o planejamento do espaço urbano. O evento é uma oportunidade de capacitação para todos os atores que constroem, fazem a gestão e vivem a cidade. Entre as entidades apoiadoras , estão a Onu Habitat, a Associação de Municípios da Grande Florianópolis (Granfpolis), a Federação dos Municípios Catarinenses (Fecam), o Movimento ODS Santa Catarina e Escola do Legislativo da Assembleia de Santa Catarina, através do programa Qualifica.

O evento iniciou no dia 17 de junho com o 1º Encontro com os representantes regionais do CAU/SC. O evento foi dirigido a profissionais e assessores que representam o CAU/SC em espaços de participação e controle social. São conselhos municipais e estaduais onde se debate temas em que o olhar técnico do arquiteto e urbanista faz a diferença, como habitação, patrimônio histórico, planejamento urbano, econômico e ambiental. Segundo a coordenadora da CPUA-CAU/SC, a conselheira Valesca Menezes Marques, o encontro pretendeu estreitar o relacionamento com arquitetos que participam destes espaços. “Foi uma oportunidade de ouvir sugestões e críticas, nos aproximar dos profissionais na ponta e aperfeiçoar o nossa abordagem enquanto Conselho”, explica a arquiteta.

No dia 24 de junho, acontece a segunda etapa do ciclo com o tema “As políticas de planejamento urbano e os ODS” (inscrições aqui). Na ocasião, representantes do Instituto COURB falarão sobre o cenário dos planos diretores em Santa Catarina e apresentarão os resultados do estudo Diagnóstico Cidades 2030.  A pesquisa, encomendado pelo CAU/SC no ano passado, deu origem ao Manual Fundamentos para as cidades 2030, material que também será lançado durante o Ciclo de debates.

A programação inclui palestras com dois convidados especiais. A primeira, “Importância das políticas públicas urbanas alinhadas aos ODS”, será proferida pela Oficial Nacional para o Brasil do ONU-Habitat, Rayne Ferreti Moraes. Em seguida, o urbanista Carlos Leite falará sobre o tema “Cidades Sustentáveis e Inclusivas: discurso X prática”. As inscrições já estão abertas no site do CAU/SC.

Conheça os palestrantes:

Carlos Leite é Urbanista com Mestrado e Doutorado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP) e Pós-doutorado pela Universidade Politécnica da California, onde foi professor visitante. É Professor na FAU-Mackenzie, professor colaborador no PPG-CIS-Uninove, Coordenador do Núcleo de Urbanismo Social, Laboratório de Cidades, Insper-Arq.Futuro. É autor dos livros “Cidades Sustentáveis, Cidades Intelig entes” e “Social Urbanism in Latin America. Cases and Instruments of Planning, Land Policy and Financing the City Transformation with Social Inclusion”. 

 

Rayne Ferretti Moraes é graduada em Relações Internacionais pelo Centro Universitário Metodista Bennett e Mestre também em Relações Internacionais pela PUC-Rio. É Oficial Nacional para o Brasil do ONU-Habitat (Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos). Há quinze anos na Organização, trabalhou como Ponto Focal para diversos países da América Latina e do Caribe em temas como meio ambiente, mudanças climáticas, segurança urbana, juventude e gênero, mas desde 2011 é a responsável pelos programas e projetos implementados pelo ONU-Habitat no Brasil. Paralelamente, de 2008 a 2013 foi também professora do Curso de Relações Internacionais do Centro Universitário Metodista Bennett.

 

Sobre o Manual Fundamentos para as cidades 2030

Produzido pelo CAU/SC, o guia é uma ferramenta para a estruturação de planos diretores participativos que atendam aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU (ODS). 

O material é fruto de um intenso debate proposto pela Comissão de Política Urbana e Ambiental do CAU/SC desde 2018, quando os conselheiros e conselheiras da gestão 2018/2020 elegeram os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS/ONU) como guia do Plano Estratégico do CAU/SC.

Como desdobramento, em 2019, o CAU/SC lançou o projeto Fundamentos para as Cidades 2030 que, agora, culmina na publicação do Manual. A presidente Daniela Sarmento destaca que o material cumpre a função de fortalecer o processo participativo de construção dos planos diretores e também oferece atualização para os profissionais. “Também é uma oportunidade de capacitação para todos os atores que constroem, fazem a gestão e vivem a cidade. E reforça o papel do Arquiteto e Urbanista como profissional estratégico para o desenvolvimento urbano”, afirma.

Além do Diagnóstico sobre os Planos Diretores Participativos em Santa Catarina, o guia também detalha os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no contexto das cidades e instrumentaliza a construção de propostas. O material reforça o papel do Arquiteto e Urbanista como profissional estratégico para o desenvolvimento urbano e será disponibilizado de forma online para todos os inscritos no evento.

Acompanhe a programação completa do Ciclo Fundamentos Cidades 2030, inscreva-se e participe!*

 

24/06 – As políticas de planejamento urbano e os ODS Acesse aqui
Horário: 14h às 16h30min

Convidados:

  • ONU Habitat Brasil – Rayne Ferreti Moraes – Importância das políticas públicas urbanas alinhadas aos ODS
  • Carlos Leite – Cidades Sustentáveis e Inclusivas: discurso x prática

Inscreva-se aqui

08/07 – O processo de elaboração de Planos Diretores Participativos – Elaboração, Revisão, Participação, Tramitação, Implementação
Horário: 14h às 16h

Convidadas:

• Margareth Matiko Uemura (Instituto Polis);
• Betânia Alfonsin (IBDU);

Inscreva-se aqui

22/07 – Aplicação dos ODS na prática do planejamento urbano
Horário: 14h às 16h30min

Convidadas/os:

• Instituto COURB
• Representante da Prefeitura de Belo Horizonte
• Cid Blanco (METRODS)
Inscreva-se! 

05/08 – Os desafios na realização das políticas urbanas pelas Prefeituras e a Agenda 2030
Horário: 14h às 17h30min

Convidadas/os:

• Sisi Blind (Prefeita de São Cristóvão do Sul/SC)
• Márcia Lucena (Prefeita de Conde/PB)
• Claudio Acioly (IUC – EU)

Inscreva-se!

*Programação sujeita a alterações

Deixe seu comentário