CAU/SC vai verificar possíveis irregularidades em Posto de Saúde de Biguaçu

Problemas com a acessibilidade do local foram noticiados em reportagem do jornal Hora de Santa Catarina

Publicado no dia
construção irregular biguaçu

Enquanto órgão orientador, disciplinador e fiscalizador do exercício da profissão de arquitetura e urbanismo, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina vem a público manifestar sua preocupação quanto a situação da obra do posto de Saúde no bairro Prado, em Biguaçu na Grande Florianópolis.

A fim de zelar pela fiel observância dos princípios de ética e disciplina, bem como o aperfeiçoamento do exercício da profissão, o CAU/SC está em contato com as instituições responsáveis pela obra, a fim de verificar sua regularidade, bem como compreender o contexto que permitiram tais acontecimentos. O órgão ainda busca tomar conhecimento das considerações dos responsáveis técnicos da obra e ter acesso às documentações exigidas para execução de uma obra deste porte, para a partir de então fazer os devidos encaminhamentos.

Diante de tal caso, O CAU/SC ainda salienta a necessidade e a urgência dos órgãos públicos observarem e respeitarem toda a legislação vigente, quando da edificação de obras públicas e/ou espaços públicos, e, em especial, a ABNT NBR 9050/2015, que regulamenta critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, além de buscarem as devidas orientações e informações necessárias nos órgãos competentes, antes de executar uma obra.

Entenda o caso:

A unidade de saúde do bairro do Prado, em Biguaçu foi construída sem acessibilidade para pacientes, médicos ou qualquer tipo de pessoa. Isso porque as portas para entrar no prédio estão a mais de cinco metros de altura. O posto fica num terreno acidentado na Rua 13 de Maio, ao lado da escola Donato Alipio de Campos, a 5 km do Centro da cidade. O prédio começou a ser erguido em junho de 2014. Deveria ter sido entregue em dezembro daquele ano. O custo da obra, R$ 517.616,79, é oriundo do Governo Federal. Segundo o prefeito Ramon Wollinger (PSD) a obra, que deve inaugurada ainda neste ano, já tinha previsto no projeto original a instalação de um elevador, que inclusive já foi comprado.

Leia a reportagem completa no site do Jornal Hora de Santa Catarina.


Deixe seu comentário