Publicado no dia

Conectar as ferramentas tecnológicas com as decisões sobre o planejamento urbano pode ser a chave para responder aos desafios urbanos contemporâneos. A afirmação foi feita pela presidente Daniela Sarmento no programa Santa Inovação que discutiu o tema Cidades Inteligentes. O programa também contou com a participação do professor Eduardo Moreira da Costa, diretor do Laboratório de Cidades mais Humanas (LabCHIS), ligado à UFSC. É apresentado pelo jornalista Felipe Filipini e veiculado quinzenalmente pela TVAL, a emissora da Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

Como exemplo do uso desta estratégia para transformação social e do espaço público, a arquiteta mencionou a experiência de Medellín, na Colômbia. “Com a integração de sistemas e de dados, foi possível mudar o modelo do cotidiano e do uso da cidade, tornando ela mais segura e acolhedora”, afirmou.

O programa também discutiu os desafios para o desenvolvimento das cidades catarinenses. Para Daniela Sarmento, Florianópolis tem o desafio de compreender os seus limites ambientais e a diversidade do impacto que esta característica representa para o uso do espaço urbano e na paisagem. “Existe um desafio de pensar o modelo de ocupação do espaço, que tem que ser disponível a todos”, disse a presidente.

Na opinião da arquiteta, a tecnologia proporciona possibilita acessar dados e integrá-los, aproximando os cidadãos da cidade real. “Esta possibilidade nos ajuda a tomar decisões mais assertivas para promover as mudanças necessárias. Outra facilidade são as oportunidades de criar canais e plataformas de participação do cidadão que além de possibilitar a co-criação das soluções a partir da experiência do usuário, pode ser um forte aliado na construção da cidadania. A cidade inteligente é aquela capaz de promover acesso, conforto, segurança e felicidade para todos, sem deixar ninguém pra trás. Esse conceito de cidades inteligentes não se resume a soluções tecnológicas apenas, é preciso humanizar e trazer as pessoas para o centro das decisões”, afirma.

Assista ao programa completo:

Leia também: .:. Como a economia circular vai transformar (também) a arquitetura e urbanismo.:.


Deixe seu comentário