Publicado no dia

Nos dias 4 e 5 de junho, arquitetos dos três estados da região e também do CAU/BR se encontram em Florianópolis para refletir sobre a condição dos centros históricos das cidades do sul do país. No primeiro encontro CPUA-Sul, integrantes das Comissões de Políticas Ambientais e Urbanas (CPUAs) dos CAU/SC, CAU/RS e CAU/PR discutirão o tema “Análise de Territórios complexos: Renovação urbana de áreas centrais históricas”. A programação inclui apresentação de experiências de renovação urbana nas cidades, construção de agendas conjuntas e até uma caminhada pelo centro leste da capital catarinense, aberta ao público.

O evento começa no dia 4 a partir das 14h com a reunião das comissões dos três estados e do CAU/BR. Dando continuidade aos debates iniciados durante o I e II Encontros Nacionais das CPUAs, o evento pretende promover a discussão de temáticas comuns em nível local. Ao mesmo tempo, a participação do CAU/BR oportuniza que o debate acumulado também colabore para outros encontros regionais. “Temos dinâmicas semelhantes nas cidades aqui na região sul. Pensar juntos sobre as questões urbanas nos ajuda a dar um retorno mais assertivo à sociedade”, explica a coordenadora da CPUA-CAU/SC, Jaqueline Andrade. Ao mesmo tempo, a participação do CAU/BR no encontro garante a interface com as outras regionais do país, ampliando a oferta de respostas para as demandas dos espaços urbanos brasileiros.

No dia 5, a programação matinal é aberta à comunidade. É a “CPUA itinerante”, ação que será realizada em conjunto com o coletivo Caminhada Jane Jacobs Floripa. Inspirada em outras iniciativas pelo mundo, a caminhada foi denominada Jane Jacobs, em homenagem à urbanista e ativista social, e acontece em Florianópolis desde 2013.  O público será conduzido por uma visita na área leste do centro histórico de Florianópolis e terá contato com atores locais. “Nós, arquitetos e urbanistas, preocupados com a qualidade urbana de nossas cidades e tendo em vista o direito à cidade e sua função social, temos estudados a área a fim de compreendê-la para que possamos contribuir com as melhores práticas para Renovação Urbana”, explica a coordenadora da CPUA-CAU/SC, Jaqueline Andrade. As inscrições para a caminhada devem ser feita previamente neste link. As vagas são limitadas.

A segunda parte da programação, a partir das 14h, abrirá espaço para apresentação de experiências de Renovação Urbana em cidades da região sul do país. O tema será aprofundado na Mesa “Renovação urbana: Habitação, Economia, Patrimônio, Gestão do Território, Instrumentos de planejamento”. A expectativa é as realidades apresentadas ofereçam contexto para um debate técnico sobre a contribuição dos diferentes atores no processo de renovação urbana.  

A valorização dos centros históricos é uma das sete diretrizes defendidas na Carta das Cidades, documento conjunto do CAU/BR e IAB lançado no ano passado e que defende uma perspectiva solidária e inclusiva para o planejamento urbano. 

Para a presidente do CAU/SC, Daniela Sarmento, o evento é uma oportunidade para que os CAU possam estruturar, com ajuda dos profissionais da arquitetura e urbanismo, ações para enfrentar o descaso com que são tratados os centros históricos nas cidades. “É urgente enfrentar o abandono dos espaços históricos e esta é uma oportunidade que temos de iluminar o potencial de regeneração urbana que esses espaços possuem”, afirma a presidente.

O evento é uma ação promovida pela CPUA e pelas Câmaras Temáticas de Estudos Urbanos e de Patrimônio, em conjunto com a CPUA/BR, CPUA/PR e CPUA/RS.

 

Programação CPUA SUL | Análise de Territórios complexos: Renovação urbana de áreas centrais históricas

 

04/06/2019:

Período Vespertino 14h  Reunião conjunta CPUA/BR, CPUA/SC, CPUA/RS e CPUA/PR.

05/06:

MANHÃ

9h – 12h:  “CPUA itinerante” – Caminhada Jane Jacobs

LOCAL: Área leste do centro histórico de Florianópolis – INSCREVA-SE AQUI

TARDE

LOCAL: Auditório TCE – INSCRIÇÕES

14h –  Mesa 01: As realidades da Renovação Urbana 16h30 – Intervalo

17h – Mesa 02: Renovação urbana: Habitação, Economia, Patrimônio, Gestão do Território, Instrumentos de planejamento

19h30 – Encerramento


Deixe seu comentário