Publicado no dia

Visita da CEF-CAU/BR à FURB durante o processo de Acreditação | Foto: CAU/BR

Santa Catarina tem um dos três primeiros cursos com de Arquitetura e Urbanismo com Certificado de Acreditação concedido pelo CAU/BR. O curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Regional de Blumenau (FURB) foi um dos que obteve o destaque  nacional, junto com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Universidade Presbiteriana Mackenzie. A solenidade de certificação foi realizada durante a 103ª Plenária Ordinária do CAU/BR realizada por videoconferência no dia 30 de julho.

Desenvolvido pelo Comitê Executivo do Projeto Piloto de Acreditação (CEPPA) e pela Comissão de Ensino e Formação (CEF) do CAU/BR, em parceria com o CAU/SP, o Projeto de Acreditação de Cursos do CAU constitui um processo para certificar a qualidade da formação profissional por meio de parâmetros, entre os quais os Perfis da Área & Padrões de Qualidade para os Cursos de Arquitetura e Urbanismo. Através de Chamada Pública realizada em agosto de 2019, foram convidados a participar todos os 378 cursos cadastrados no SICCAU. Do total, 34 cursos manifestaram interesse em participar da Edição Piloto.  Após análise de atendimento aos critérios para candidatura, 19 cursos se qualificaram. Em atendimento aos critérios de regional e variedade de natureza institucional, seis cursos foram convidados a participar das etapas seguintes. .:. Saiba mais sobre a metodologia da avaliação .:.

“O processo de Acreditação de Cursos não visa a uma elitização dos cursos, mas sim ser referencial para estudantes e para a sociedade quanto a padrões de qualidade na formação dos futuros profissionais de arquitetura e urbanismo, superiores aos exigidos nos processos avaliativos oficiais regulamentares como autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento dos cursos”, destacou a Comissão de Ensino e Formação.

 

Com informações do CAU/BR

Deixe seu comentário