Publicado no dia

As experiências das cidades de Belo Horizonte e Alagoas na aplicação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU estarão em destaque na quarta etapa do Ciclo de Debates Fundamentos para as Cidades 2030. O evento promovido pelo CAU/SC, através da Comissão de Políticas Urbanas e Ambientais (CPUA), tem como tema Aplicação dos ODS na prática do planejamento urbano e também contará com a participação de analistas de Programas do ONU-Habitat. Inscreva-se!

O Arquiteto e Urbanista, Cid Blanco, representante do Observatório Metropolitano ODS (METRODS), fará a palestra “Perfil do ODS 11 na Região Metropolitana de Belo Horizonte – a experiência do METRODS”. A arquiteta e Urbanista Lívia de Oliveira Monteiro falará sobre “ODS, Plano Diretor e Pandemia em linha”.  Já a apresentação da ONU Habitat Brasil abordará as “Prosperidade urbana sustentável e inclusiva em Alagoas: Atuação do ONU-Habitat”. Os analistas de projetos Daphne Besen, Jônatas de Paula e Paula Zacarias se revesarão na palestra.

O tema do encontro é abordado nos capítulos 5 e 6 do manual orientativo Fundamentos para as Cidades 2030. Durante o encontro, o Instituto Courb, que produziu o material especialmente para o CAU/SC, fará uma introdução ao tema. O evento é virtual e terá transmissão a partir do canal do CAU/SC no Youtube.

O Ciclo de Debates Fundamentos para as Cidades 2030 é aberto a toda sociedade, gestores públicos, arquitetos e urbanistas e demais profissionais que debatem o planejamento do espaço urbano. Entre as entidades apoiadoras do evento, estão a Onu Habitat, o Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), a Associação de Municípios da Grande Florianópolis (Granfpolis), a Federação dos Municípios Catarinenses (Fecam), o Movimento ODS Santa Catarina e Escola do Legislativo da Assembleia de Santa Catarina, através do programa Qualifica.

Confira o currículo dos palestrantes:

Lívia de Oliveira Monteiro é doutora e Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, com período de doutorado sanduíche na Escola Tècnica Superior d’Arquitectura de Barcelona – ETSAB da Universitat Politècnica de Catalunya – UPC. Arquiteta concursada da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte desde março de 2006, dirigiu algumas unidades voltadas a planejamento e regulação urbana e, atualmente, ocupa o cargo de Assessora Técnica de Política Urbana, na Secretaria Municipal de Política Urbana.

Cid Blanco é arquiteto e urbanista pela Universidade de São Paulo (1998, Brasil), Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (2006, Brasil) e Doutorando em Urbanismo pela Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa (Portugal). Especialista em planejamento e gestão de programas para reduzir a pobreza urbana pelo Institute for Housing and Urban Development Studies (2001, Holanda) e em desenho e desenvolvimento da habitação pelo Departamento de Arquitetura e Ambiente Construído da Faculdade de Engenharia de Lund (2009, Suécia). Trabalhou por 15 anos na administração pública com políticas de desenvolvimento urbano, habitação, planejamento estratégico, inclusão social, participação cidadã, comunicação e cultura, no nível local e nacional. Como consultor, tem trabalhado para instituições governamentais nacionais e internacionais. Atualmente trabalha como consultor sênior em planejamento urbano, gestão pública e habitação em diferentes projetos e coordena o Observatório Metropolitano ODS (METRODS).

Daphne Besen é formada em Relações Internacionais (PUC-Rio), mestra em Ciências Sociais (UERJ) e especialista em Política e Planejamento Urbano (IPPUR/UFRJ). Trabalhou como Assessora de Cooperação Internacional e Sustentabilidade na Coordenadoria de Relações Internacionais da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro; como Diretora de Relações Internacionais na Prefeitura Municipal de Duque de Caxias; foi pesquisadora do Observatório das Metrópoles (IPPUR/UFRJ) e já atuou na área de Direitos Humanos no terceiro setor. Tem experiência profissional e acadêmica nos seguintes temas: sociologia urbana; direito à cidade; cooperação internacional; governos locais; igualdade de gênero e segurança urbana. Atualmente, é Analista de Programas do ONU-Habitat no escritório local de Maceió, projeto desenvolvido em cooperação técnica com o Governo do Estado de Alagoas.

Jônatas de Paula é Mestre em Planejamento Urbano e Regional pela LSE (London School of Economics and Political Science, Universidade de Londres) e bacharel em Relações Internacionais pela USP (Universidade de São Paulo). Trabalhou no Instituto Pólis no projeto Plataforma Global pelo Direito à Cidade nos preparativos e durante a Conferência da ONU para Moradia e Desenvolvimento Urbano Sustentável (Habitat III). Trabalhou também no ONU-Habitat Sri Lanka com avaliação de projetos habitacionais e na formulação de uma política nacional de revitalização urbana. É Analista de Programas no ONU-Habitat desde 2017 e é ponto focal para implementação da Iniciativa de Prosperidade das Cidades em Maceió. Atualmente trabalha com a produção de dados sobre as condições socioeconômicas e sanitárias dos moradores de grotas de Maceió no contexto da pandemia de COVID-19.

Paula Zacarias é formada em Arquitetura e Urbanismo (UFAL), especialista em Reabilitação Ambiental Sustentável Arquitetônica e Urbanística (UnB) e em Direito Urbanístico e Ambiental (PUC Minas). Atuou como pesquisadora no Núcleo de Estudos da Cidade (FAU/UFAL); como Arquiteta e Urbanista na Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Agrário e no Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas; e como consultora para Planos Locais de Habitação Social (PLHIS) em diversos municípios alagoanos. Atualmente, é Analista de Programas do ONU-Habitat, no escritório local de Maceió, no projeto desenvolvido em cooperação técnica com o Governo do Estado de Alagoas e como ponto focal para as iniciativas relacionadas à habitação de interesse social e ao desenvolvimento de capacidades; e também para o engajamento comunitário no projeto emergencial do ONU-Habitat de combate à COVID-19 em Maceió.

.:. Confira aqui trecho da terceira etapa sobre O processo de elaboração de planos participativos .:.

.:. Assista ao debate “As políticas de planejamento urbano e os ODS” .:.

Matéria atualizada em 16 de julho de 2020, às 16h37

Deixe seu comentário