Desafios para os próximos gestores

Elisabete França falou sobre os fracassos das cidades e compartilhou experiências

Publicado no dia

Com o tema Habitação e Cidade, a arquiteta e urbanista Elisabete França fez a palestra de abertura do Congresso Itinerante do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina, etapa Lages. Por aproximadamente uma hora no auditório da CDL, a atual diretora da Companhia de Habitação de São Paulo falou sobre os fracassos das cidades e dos desafios que tanto os arquitetos e urbanistas, quanto os futuros gestores têm à frente do cenário econômico atual, citando o crescimento do PIB para os próximos anos e destacando que os próximos prefeitos terão que trabalhar com menos dinheiro.

Ao compartilhar algumas experiências profissionais, Elisabete falou de algumas formas para atrair o setor privado e, ainda, sobre a criação de um concurso público no estado de São Paulo para planos urbanos e de habitação. Doutora pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, ela explicou, também, como as cidades são pensadas pelos arquitetos e urbanistas do século XXI, abordando problemas como poluição, falta de coleta de esgoto e precariedades urbanas que se reproduzem nas cidades. Segundo ela, cerca de 83 milhões de pessoas não tem acesso à rede de esgoto.

Visão de urbanismo

Para o arquiteto e urbanista João Pablo dos Santos que estava na plateia, a palestra abriu os olhos principalmente dos acadêmicos. “Serviu para vermos como é difícil fazermos algo quando a gente sai da faculdade. A Elisabete mostrou que a gente deve se orgulhar do nosso trabalho e poder mudar a vida das pessoas”, explicou.

Segundo a professora de arquitetura e urbanismo, Karem Tiner a iniciativa do CAU/SC em realizar o Congresso Itinerante é louvável e representa um avanço. “Tanto a Elisabete quanto o CAU/SC estão de parabéns, a palestra de abertura foi maravilhosa, a palestrante tem propostas fantásticas e uma visão de urbanismo bastante moderna. Com esse trabalho podemos promover a integração entre os profissionais, projetos e estudantes pra vermos o que tem sido feito na arquitetura em termos de Brasil”, finalizou.


Deixe seu comentário