Publicado no dia

SAMSUNG DIGITAL CAMERA

Em razão do dia das crianças, comemorado no dia 12 de outubro, o CAU/SC propôs em suas redes sociais uma reflexão sobre tolerância, compreensão e o nosso compromisso social, enquanto arquitetos e urbanistas, de ajudar a fazer das cidades espaços de encontros e brincadeiras. Veja:

“Na pesquisa de hoje, quem sai em primeiro lugar é o A-do-le-ta! De repente, as discussões sobre escolhas partidárias ou ideologias políticas dão uma trégua. Hoje, o sentido de todo o nosso trabalho aparece ao som de uma gargalhada gostosa ou de uma brincadeira que não tem hora para acabar. Há leveza na forma como enxergam a vida – mesmo em situações em que a vida não se mostre tão leve com elas. Quanto aprendizado nessa convivência (…)Ei, crianças! Que o nosso papel social enquanto arquitetos e urbanistas nos instigue a olhar para cidade como um lugar de encontros e brincadeiras! As praças, os parques, as árvores (…) O piquenique fora de hora num gramado bem verdinho. Para os futuros transformadores, o nosso compromisso em fazer da cidade um espaço para todas as pessoas. Afinal, a brincadeira é bem mais divertida, quando todos podem participar! 🤸”

Aqui, você confere um copilado de imagens (registros do site Archdaily) de projetos arquitetônicos que foram construídos com o foco nas crianças. São jardins de infância, creches e espaços residenciais que buscam se ajustar à escala infantil e permitir que as crianças é que sejam as grandes protagonistas dos lugares. Salas de brincadeiras, refeitório e até mesmo banheiros são ajustados de maneira criativa  para estimular os pequenos nessa fase da vida em que mais absorvem informação.

 

Guardería Infantil SP,© Studio Bauhaus, Ryuji InoueGuardería Nacional SP / RIBINOSEKKEI – Youji no Shiro

 

Guardería Infantil SP,© Studio Bauhaus, Ryuji Inoue

 

Guardería Infantil SP,© Studio Bauhaus, Ryuji Inoue

 

Guardería Infantil SP,© Studio Bauhaus, Ryuji Inoue

 

 

 

 


Deixe seu comentário