Diretoria nacional do Conselho de Arquitetura e Urbanismo se reúne em Florianópolis para 4ª Encontro Anual do CAU/SC

O presidente do CAU/BR, arquiteto e urbanista Haroldo Pinheiro, prestigiou o evento e fez uma breve apresentação do órgão nacional

Publicado no dia

Autoridades do Conselho de Arquitetura e Urbanismo nacional e estadual reuniram-se na sexta-feira (9), para o 4º Encontro Anual do CAU/SC. O evento relembrou o 2º Congresso Catarinense de Arquitetos e Urbanistas através do tema Escola | Profissão | Cidade.O encontro aconteceu no Museu da Escola Catarinense, em Florianópolis, e contou ainda com a solenidade de premiação do 4º Prêmio para estudantes de arquitetura e Urbanismo e a palestra do arquiteto e urbanista colombiano Mario Camargo Gómez.

O presidente do CAU/BR, arquiteto e urbanista Haroldo Pinheiro, prestigiou o evento e fez uma breve apresentação, em que destacou a solidificação e trajetória dos Conselhos de Arquitetura e Urbanismo. Ele ainda apontou a importância da fiscalização e regulamentação da profissão e salientou o crescimento dos conselhos desde a sua criação.

“Fico feliz quando vejo o CAU/SC avançar sobre o seu território, conquistar a confiança dos colegas arquitetos e fazer um trabalho como esse. É a prova de que nossas metas estão sendo atingidas. Acredito que hoje, cinco anos depois da criação dos nossos Conselhos, nos estamos servindo muito melhor aos nossos colegas arquitetos, à nossa profissão e à nossa sociedade”, ponderou.

Pinheiro ainda destacou o trabalho realizado junto ao Congresso e ao governo federal, a fim de fortalecer a atuação profissional e a profissão de forma legal e jurisprudente. “Temos lutado fortemente contra a consagração do regime diferenciado de contratação e a contratação integrada, que admite projetos sem o critério da qualidade”, alertou e destacou que encontros e diálogos como este permitem a associação dos conselhos a entidades parceiras, de modo a reprimir o mau exercício da profissão.

O ouvidor do CAU/BR, arquiteto e urbanista Roberto Simon, também apontou a necessidade de se reconhecer bons trabalhos e trocar experiências de ações bem-sucedidas. “Isso é o que nos possibilita continuar esse trabalho em defesa da profissão e dos profissionais. Identificarmos os bons projetos e trocarmos informações sobre soluções para os problemas do dia a dia das cidades é o grande ganho de eventos como esse. Isso aponta um caminho viável para a profissão, um futuro. E é nele que vamos nos apoiar para coibir as práticas ruins”, concluiu Simon.


Deixe seu comentário