Publicado no dia

Encerra nesta sexta, 30 de agosto, o prazo para inscrição nos dois editais de fomento do CAU/SC para contemplar ideias inovadoras em arquitetura e urbanismo. Os projetos selecionados serão divulgados em 17 de setembro.

É a primeira vez que o CAU/SC lança dois editais simultâneos para o fomento de projetos voltados ao conhecimento e fortalecimento da Arquitetura e Urbanismo. No ano passado, por meio de editais, o CAU/SC patrocinou a publicação da revista “ATHIS na prática: o caso da Toca Santa Cruz”, do Sindicato dos Arquitetos de Santa Catarina (SASC), e a mostra “Paralela”, da Associação Cultural Cachola de Bernunça.

 “Estes dois editais darão oportunidade aos arquitetos que atuam em entidades e organizações sociais de participarem do CAU, trazendo propostas com o propósito de fomentar a arquitetura e urbanismo junto à sociedade”, afirmou a presidente Daniela Sarmento.

Conheça os editais

A Chamada pública 01/2019 é o edital CAU na rua, promovido pela Comissão Ordinária de Organização, Administração e Finanças (COAF). As ideias inscritas devem promover o conhecimento e o fortalecimento da Arquitetura e Urbanismo no Estado de Santa Catarina. Também serão valorizados na seleção os projetos que  dialoguem com o tema do Ano do CAU/SC – RESPONSABILIDADE. AÇÃO. TRANSFORMAÇÃO, que procura apontar as ações da arquitetura e urbanismo como instrumentos de transformação para as cidades. As organizações selecionadas para esta chamada pública poderão obter até 70% do financiamento total dos seus projetos e deverão garantir 30% de contrapartida. O prazo limite previsto no edital para execução dos projetos selecionados é 06 de dezembro de 2019.  “Queremos selecionar os melhores projetos sob a ótica da originalidade e inovação, qualidade, clareza e coerência”, explica Silvya Caprario, coordenadora adjunta da COAF, comissão que concede o orçamento para o edital.

A Chamada pública 02/2019 oportuniza a realização de projetos ligados à arquitetura social e atende à prerrogativa do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) que prevê a destinação de 2% do orçamento de cada CAU/UF para apoiar ações de Assistência Técnica em Habitações de Interesse Social (ATHIS). As iniciativas de pessoas jurídicas (entidades, organizações, universidades e outras instituições) que promovam o conhecimento e o fortalecimento da arquitetura e urbanismo alinhadas à temática da habitação social e que forem executadas até março de 2020 poderão se enquadrar no edital. “As propostas devem considerar a assistência técnica em habitação social como política pública, fomentar o exercício dos profissionais autônomos, oferecer soluções para a mediação de conflitos territoriais e contribuir para a formação de uma cultura da arquitetura social dentro das entidades de ensino”, afirma a coordenadora da Comissão de Assistência Técnica em Habitação Social (Cathis), Claudia Poletto.

Os documentos e todas as informações complementares, incluindo calendário completo, orientações e documentação necessária para a inscrição, estão disponíveis no Portal da Transparência do CAU/SC na seção Chamadas Públicas.


Deixe seu comentário