Publicado no dia

Durante a 100ª Plenária Ordinária, a presidente Daniela Sarmento também fez um anúncio aos conselheiros e conselheiras: o CAU/SC pode estar próximo de conquistar sua sede própria. A autarquia está em tratativas com o Governo do Estado para a cessão de espaços no Edifício Henrique Berenhauser, localizado na Rua Trajano, ao lado do palácio Cruz e Souza, no centro da capital.

“O processo de conquista deste espaço está avançando. Nós já temos uma sinalização positiva do Estado, pois eles acreditam que o CAU vai fazer bom uso e principalmente por que nos colocamos à disposição para a revitalização deste prédio”, declarou a presidente. Embora não seja classificado como patrimônio histórico, o edifício construído nos anos 70 teria traços de arquitetura modernista e, segundo Daniela, guarda valor histórico por já ter abrigado secretarias do governo do estado.

A proposta está em análise pela Procuradoria Geral do Estado (PGE) e deverá ainda passar pela Assembleia Legislativa (Alesc). Caso a cessão de uso se confirme, afirma a arquiteta, o CAU/SC deve lançar edital de projeto aberto aos arquitetos.

O processo para aquisição da sede do CAU/SC responde a Deliberação Plenária nº 08 de 4 de maio de 2012 do CAU/BR. A deliberação dispõe sobre a adoção de procedimentos específicos para a implantação de suas sedes definitivas, oportunizando que todos os CAU do Brasil tenham espaço físico próprio para desenvolver as atividades administrativas e de defesa da categoria.

Breve história da busca pela sede do CAU

2016 –  o CAU/SC criou uma Comissão Temporária de Patrimônio para dar o primeiro passo ao processo de aquisição de um terreno ou imóvel para a futura sede.

2017 – o CAU/SC promoveu um debate aberto para construir o termo de referência da chamada pública para a aquisição do imóvel e abriu consulta pública sobre o assunto.

2018 – o CAU/SC reestrutura a Comissão Temporária de Patrimônio (CTP) para dar prosseguimento aos estudos para a conquista de um imóvel que atenda às especificações arquitetônicas e às necessidades de espaço demandadas pelo Conselho e pelos arquitetos e urbanistas.

2019 – o CAU/SC lançou o edital de chamamento público nº 01/2019 para receber propostas comerciais para compra do imóvel que abrigará as instalações do CAU/SC. Paralelamente, também promoveu diversas reuniões com órgãos públicos estaduais e federais para averiguar a possibilidade de cessão de uso de imóvel público vago.

 

Leia também:

.:. Fundação Catarinense de Cultura e CAU/SC assinam acordo para proteção do patrimônio histórico .:.

.:.Eleita comissão eleitoral para o pleito 2020 do CAU/SC .:.

.:.CAU/SC lança projeto “Cidade: Patrimônio de Todos”.:.

.:. Veja mais imagens da 100ª Plenária.:.


Deixe seu comentário