Publicado no dia

Uma iniciativa do IAB-SC procurou estimular a atuação dos arquitetos e urbanistas em projetos de arquitetura social. A Oficina de Empreendedorismo em Assistência Técnica em Habitações de Interesse Social (ATHIS) ocorreu entre 5, 6 e 7 de dezembro em Florianópolis e contou com o patrocínio do CAU/SC, através do Edital de Chamada Pública nº 02/2019, para promoção do conhecimento e o fortalecimento da Arquitetura e Urbanismo no Estado de Santa Catarina no âmbito da temática da Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS).

Durante as atividades, foram discutidos temas que conjugam arquitetura participativa e empreendedorismo social. A parte teórica, ministrada na UNISUL – Dib Mussi, contou com a intervenção da presidente do CAU/SC, Daniela Sarmento, do arquiteto Jordi Sanchez e da professora Arlis Buhl Peres.

A parte prática do curso levou os profissionais para a comunidade do Jagatá, no Morro da Queimada. Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer as necessidades de habitação de famílias residentes no bairro. Após levantamentos e ideias colaborativas, o grupo retornou à UNISUL para criar projetos com base nos dados coletados. No último dia de oficina, as propostas foram apresentadas aos moradores do Jagatá.

Segundo a arquiteta Gabriela Linhares, responsável técnica pelo projeto, o evento pretendeu focar no papel do arquiteto e urbanista na sociedade e na relação entre profissionais e clientes para estimular os participantes a abrirem um escritório popular de arquitetura. “A proposta era focar no usuário da arquitetura, evitando soluções preconcebidas”, afirma.

.:. Confira a galeria de fotos .:.

.:. Conheça outros projetos realizados com o patrocínio do CAU/SC .:. 


Deixe seu comentário