Publicado no dia

O ciclo de debates “Novas Cidades 2021” realiza esta semana duas “lives” para debater os temas “Paisagem e Patrimônio” e “Mobilidade e Inclusão”. O debate on-line sobre Patrimônio natural e cultural e paisagem das cidades acontece nesta terça, 21 de julho. O tema da mobilidade, com foco nas cidades pós-pandemia, acontece na quinta, dia 23. A promoção é do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) em conjunto com as entidades que compõem o CEAU (Colegiado das Entidades Nacionais de Arquitetos e Urbanistas). No total, serão realizadas seis “lives” com o objetivo de colher subsídios para a elaboração de “Carta aos Candidatos nas Eleições Municipais de 2020”.

.:.Saiba mais na página do projeto.:.

A iniciativa conta com o apoio do UOL, maior portal da internet brasileira, que também transmite os debates, além das plataformas digitais do CAU/BR. Os debates acontecem sempre a partir das 18h30min, tem duração de uma hora e meia e são mediados pela jornalista Cristina Serra. Para que possam encaminhar propostas concretas aos candidatos aos poderes Executivo e Legislativo municipais, os debates tem caráter mais propositivo do que de diagnóstico. Os temas serão abordados com transversalidade por quatro debatedores, sendo um arquiteto e urbanista, um especialista no tema específico da “live”, um representante comunitário e um debatedor com viés político. Na última “live”, dia 28 de julho, ocorrerá um balanço para a sintetização dos resultados e formulação dos encaminhamentos.

As entidades que integram o CEAU são o IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil), FNA (Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas), ABEA (Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo), AsBEA (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura), ABAP (Associação Brasileira de Arquitetos Paisagístas) e a FeNEA (Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo).

Saiba quem são os participantes:

“Mobilidade e Inclusão”

Deputado Federal Gustavo Fruet (PDT/PR)
Advogado. É deputado federal pelo Paraná. Foi vereador e prefeito de Curitiba. Na Câmara dos Deputados é membro das Subcomissões de Habitação, de Mobilidade Urbana, sobre Cidades Inteligentes, da Comissão Especial de Startups, entre outras. É doutor em Direito das Relações Sociais e mestre em Direito Público.

Letícia Bortolon
Arquiteta e urbanista. É gerente de Políticas Públicas do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP Brasil) e trabalha com a articulação de atores de organizações da sociedade civil, dos setores público, privado e academia, sobretudo para a pesquisa, desenvolvimento e adoção de indicadores de mobilidade sensíveis às variáveis de gênero, raça e renda. É especialista em Direito Urbanístico.

Martha Lúcia Gutierrez
Advogada. É secretária-geral da Associação Latino-Americana de Sistemas Integrados para a Mobilidade Urbana – SIMUS (Colômbia). Foi promotora e organizadora da Cúpula das Cidades Líderes em Mobilidade Urbana Sustentável da América Latina, realizada em Lima, Peru, em 2014. Dirigiu Projetos de Mobilidade Urbana e Mudança Climática em coordenação com o Banco Mundial, ONU-Habitat, Cooperação Suíça, Organização Pan-Americana da Saúde, Instituto Wuppertal de Clima, Meio Ambiente e Energia da Alemanha, Corporação Andina de Desenvolvimento CAF e com o Instituto do Ar Limpo, entre outros.

Henrique Silveira
Geógrafo. É coordenador executivo da ONG Casa Fluminense, que atua na construção de políticas públicas na metrópole do Rio de Janeiro. É mestre em Comunicação e Cultura. Trabalhou como analista de Responsabilidade Social do SESC-Rio; como gestor local do Programa UPP Social, do Instituto Pereira Passos (IPP) e no IBGE, como supervisor do Censo 2010.  Suas principais áreas de interesse são desenvolvimento urbano, desigualdades e participação social.

“Paisagem e Patrimônio”

Deputado Federal Edmilson Rodrigues (PSOL/Pará)
Arquiteto e urbanista e professor. É deputado federal pelo Pará. Foi prefeito de Belém e deputado estadual. É doutor em Geografia Humana e mestre em Planejamento do Desenvolvimento. Na Câmara dos Deputados integrou as Comissões de Desenvolvimento Urbano, de Legislação Participativa, de Educação, de Integração Nacional, entre outras.

Luciana Saboia
Arquiteta e urbanista. É coordenadora do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília. É pesquisadora PQ2 do CNPq e pesquisadora associada ao Laboratoire Infrastructure, Architecture, Territoire – LIAT, École Nationale Supérieure Darchitecture Paris-Malaquais e no LOCI da Universidade Católica de Louvan, Bélgica. Foi pesquisadora visitante para estudos de pós-doutorado no Office for Urbanization da Harvard Graduate School of Design, em Cambridge/EUA.

Andrey Rosenthal Schlee
Arquiteto e urbanista. É professor da Universidade de Brasília. Participou da Comissão Assessora de Avaliação da Área de Arquitetura e Urbanismo do ENADE; da Comissão Consultiva de Arquitetura e Urbanismo da Rede de Agências Nacionais de Acreditação (RANA) e do Sistema de Acreditação do Mercosul. Foi diretor do Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização do IPHAN e coordenador da Área de Arquitetura e Urbanismo e Design da CAPES.

Chirley Pankará
Educadora e ativista do movimento indígena. É codeputada estadual pelo Mandato Coletivo da Bancada Ativista PSOL/SP na Assembleia Legislativa de São Paulo. É doutoranda em Antropologia Social.

Assista aos debates já realizados:

“Arquitetura e Saúde” (o papel dos arquitetos e urbanistas como promotores da saúde pública nas cidades)

“Cidades Sustentáveis”  (Urbanismo e meio ambiente: como reinventar as cidades no pós-pandemia?)

“Governança e Financiamento” (Cidades não se fazem de improviso. Como torná-las menos desiguais?)

 


Deixe seu comentário