Medalha “Honra ao Mérito” é entregue durante 5º Encontro Anual do CAU/SC

Yamandú Carlevaro, Hans Broos e o Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSC foram os homenageados

Publicado no dia

Durante o 5º Encontro Anual do CAU/SC, foram entregues as medalhas de “Honra ao Mérito em Arquitetura e Urbanismo”. A premiação foi organizada pelo Colegiado das Entidades de Arquitetos e Urbanistas de Santa Catarina (CEAU – CAU/SC) e as indicações foram feitas pela sociedade civil.

Na categoria Contribuição Profissional, o arquiteto Yamandú Carlevaro foi homenageado. A indicação foi feita pelo arquiteto e urbanista Marco Jobim. A solenidade teve início com a apresentação da trajetória profissional de Yamandú, feita pela filha Silvana Carlevaro. Em seu discurso, Yamandú Carlevaro dedicou a premiação para o arquiteto Günther Schlieper que, segundo o homenageado, lhe concedeu sua primeira oportunidade profissional no Brasil.

Na categoria Contribuição Honorífica, o Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina foi escolhido, tendo sido indicado pelo Presidente do CAU/SC, Luiz Alberto de Souza. O coordenador Paulo Rizzo foi quem apresentou o histórico do curso, o primeiro de Santa Catarina, com 40 anos de existência.

O pró-reitor de pesquisa, Sebastião Roberto Soares representou a UFSC na entrega da premiação e chamou o coordenador Paulo Rizzo para receberem, juntos, a honraria. Em seu agradecimento, Rizzo destacou a qualidade de ensino da universidade federal, que teve quatro dos oito premiados no 5º Prêmio TCC. O coordenador ressaltou, ainda, a necessidade de valorização e manutenção do ensino superior público e de qualidade.

Por fim, foi entregue a homenagem post-mortem ao arquiteto e urbanista Hans Broos, recebida pelo arquiteto e urbanista e ex-colega de trabalho, Bernardo Brasil. A indicação também foi feita pelo presidente do CAU/SC, Luiz Alberto de Souza e validada pelo CEAU/SC. Bernardo apresentou a trajetória do homenageado e finalizou a noite com o emocionante discurso escrito por Hans Broos para outra premiação. De acordo com Bernardo, essa foi sua forma de “passar a palavra para Hans Broos”.

No discurso reproduzido por Bernardo Brasil, Hans Broos fala sobre sua chegada ao Brasil e amadurecimento profissional que o país representou em sua trajetória. O homenageado registrou ainda uma comparação entre a arquitetura e arte, ambas frutos da alma.

Confira o registro da homenagem pelo Facebook do CAU/SC.

 

Conheça os homenageados

Arq. Urb. Yamandú Jorge Carlevaro
Com trajetória de destaque no âmbito profissional e docente, contribuiu de forma grandiosa à Arquitetura Catarinense em projetos de relevância pública como a Rodoviária de Florianópolis, as escolas técnicas de São José e Itajaí, o Hospital de São Joaquim, o Plano Diretor Urbano de Palhoça, dentre outros, além atuação no exterior. Destaca-se também a participação ativa no IAB-SC, defendendo os concursos de Arquitetura e sua legislação como instrumentos importantes para a valorização profissional.

Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina
Implementado em 1977, foi o primeiro curso de arquitetura e urbanismo em Santa Catarina. Em seus 40 anos de existência, foi pioneiro em formar, divulgar e promover as atividades profissionais no estado e também em todo o Brasil. O segundo curso de arquitetura e urbanismo somente surgiu no ano de 1992, na cidade de Blumenau, portanto, a UFSC durante 15 anos foi a única instituição no estado a ofertar essa formação. Centenas de profissionais passaram pelo curso, seja na graduação ou pós-graduação, agregando importantes premiações para a instituição. O curso também se destaca no campo da pesquisa e da extensão, com trabalhos voltados para comunidades carentes, elevando a qualidade de vida dessas populações. O curso possui oito laboratórios e dez grupos de pesquisa que dão suporte às atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Arq. Urb. Hans Broos (in memoriam)
Nascido em Gross-Lomnitz, atualmente território eslovaco, em 10 de outubro de 1921, teve os primeiros contatos com desenho por meio do pai, mestre de marceneiro. Iniciou a faculdade de arquitetura na Universidade de Praga – Checoslováquia, mas se mudou para Braunschweig (Brunswick – inglês) – Alemanha, quando a II Guerra Mundial começou. Formou-se engenheiro-arquiteto na Universidade Técnica de Braunschweig, em 1948. Nesta mesma universidade é nomeado assistente do Professor Friedrich Wilhelm Kräemer, na cátedra de Grandes Composições. Neste período, Sr. Broos participa da elaboração de projetos culturais, industriais, públicos voltados para o Urbanismo, mais especificamente em obras de reconstrução de prédios históricos e praças na cidade de Braunschweig.


Deixe seu comentário