Publicado no dia

Durante a 94ª Plenária Ordinária do CAU/SC, realizada no dia 9 de agosto, os conselheiros e conselheiras aprovaram a adesão oficial ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 11 da Organização das Nações Unidas para o ano de 2019. O ODS 11 visa “tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis”.

A agenda ODS é formada por 17 objetivos que tem a meta de implementação por todos os países signatários até 2030. Guiado por parâmetros internacionalmente reconhecidos, vem estruturando a atuação de instituições públicas e privadas comprometidas com o avanço da justiça social.

As metas já haviam sido incorporadas ao Planejamento Estratégico do CAU/SC para a gestão 2018-2020. A medida foi aprovada na Deliberação Plenária nº 249, de 08 de junho de 2018. Em agosto do mesmo ano, o CAU/SC se tornou signatário do Movimento Nacional ODS – Santa Catarina, também após decisão plenária (Deliberação Plenária nº 258, de 10 de agosto de 2018). A partir de então, o Conselho passou a integrar uma rede nacional de mais de dois mil membros, reconhecida pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Após análises através de oficinas e debates coletivos, o Conselho atestou que o ODS 11 era o que mais se alinhava com as ações da autarquia. Além disso, a adesão ao Objetivo está prevista no Plano de Ação e Orçamento de 2019, através do projeto “Promovendo os ODS a partir do CAU/SC”.

Com o patrocínio oficial ao ODS 11, o CAU/SC assume a missão de propiciar condições para promover o desenvolvimento socioeconômico no Estado, e neste contexto, a existência de uma política de responsabilidade socioambiental, tornando as cidades mais sustentáveis para se viver. Também passa a figurar, junto com os demais apoiadores oficiais, no ODS Think Tank, gabinete estratégico de especialistas que constroem espaços de interlocução para influenciar políticas públicas em prol do avanço dos ODS no Estado.

“Por ser a cidade, o espaço de atuação dos Arquitetos e Urbanistas, essa decisão é uma oportunidade para contribuirmos para alavancar esse propósito, sobretudo diante da importância e urgência de promovermos o desenvolvimento sustentável das cidades brasileiras”, afirmou a presidente do CAU/SC, Daniela Sarmento.

A agenda mundial da ONU faz parte do cotidiano do CAU/SC. Apenas no mês de agosto, quatro eventos do calendário oficial da autarquia fazem alusão aos ODS: o seminário Mudança de Paradigma na atuação do arquiteto e urbanista (ODS 16), promovido pela Comissão de Ética e Disciplina; a palestra “As possibilidades de atuação no estado no âmbito da Athis” (ODS 11), que abre o curso de Capacitação em ATHIS; o III Seminário Internacional de Planejamento urbano: participação e insurgência (ODS 11); e o Seminário Cidades 2030, promovido pela Comissão de Políticas Urbanas e Ambientais (CPUA) (ODS 11).

A Plenária foi transmitida ao vivo e está disponível, na íntegra, no nosso canal do Youtube. Acesse neste link. A próxima Plenária do CAU/SC acontece dia 13 de setembro, sexta-feira. Veja mais imagens da plenária de agosto na nossa Galeria de Fotos. 

 

Colaboraram: Lívia Schumacher Corrêa e Alcenira Vanderlinde

Deixe seu comentário