Publicado no dia

Mais de cinco milhões de domicílios no Brasil estão localizados nas favelas e espaços que o IBGE classifica como “aglomerados subnormais”: locais caracterizados por um padrão urbanístico irregular, com carência de serviços públicos essenciais e moradias precárias. No país em que mais de 50% da população é negra, estas pessoas também são maioria entre quem reside em moradias inadequadas. É este cenário histórico que encontra hoje o desafio extra imposto pela Covid-19. Será que é possível que a fragilidade social se torne potência? E como a arquitetura e urbanismo podem ser ferramentas para transformar esta realidade?

Este é o assunto do episódio “Invisibilidade e potência das comunidades”, novo podcast da série Coronavírus e o futuro da Arquitetura, lançado pelo CAU/SC nesta quarta, 10 de junho. A presidente Daniela Sarmento e a coordenadora da Comissão de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social do CAU/SC, Claudia Poletto, receberam os arquitetos Dietmar Starke e a presidente do CAU/Sergipe, Ana Maria de Souza Martins Farias, para refletir sobre o tema.

O episódio aborda sete dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas: ODS 1 (Erradicação da pobreza); ODS 3 (Saúde e bem estar); ODS 5 (Igualdade de gênero); ODS 6 (Acesso a água potável e saneamento); ODS 8 – (Trabalho decente e crescimento econômico); ODS 10 (Redução das desigualdades) e o ODS 11 (Cidades e comunidades sustentáveis), do qual o CAU/SC é patrocinador oficial pelo segundo ano consecutivo.

A série é uma produção da Assessoria de Comunicação e conta com a colaboração dos conselheiros e funcionários do CAU/SC.

Ouça no canal do CAU/SC no Spotify:

Conheça os convidados:

A trajetória do arquiteto urbanista e ativista social Dietmar Starke iniciou na Alemanha com um plano urbanístico para a integração do território do país quando o Muro de Berlim veio abaixo. Na época, ele fazia mestrado na Universidade de Artes de Berlim. Depois disso, projetou o Centro de Mulheres do Mundo Islâmico, no Egito; e trouxe para o Jacarezinho, comunidade na Zona Norte do Rio de Janeiro, o primeiro projeto da Bauhaus construído depois da Segunda Guerra Mundial. Em 2015, seu projeto Naves do Conhecimento foi vencedor do prêmio internacional Architizer A+ Awards. O edifício público foi um projeto para a RioUrbe, empresa municipal de urbanização da Prefeitura do Rio, e abriga diversas iniciativas educativas. Atualmente é sócio da empresa de arquitetura e de Urbanismo STARKE

A Ana Maria de Souza Martins Farias é graduada pelo Instituto Metodista Bennett (1978), e é mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Paraíba (1989). Na década de 90, fez doutorado em História Urbana pela Universidade Federal de Pernambuco. É professora adjunta da Universidade Federal de Sergipe desde 2015, lotada no Departamento de Engenharia Civil (DEC). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projetos da Edificação.  Presidente do CAU do Sergipe, atua em diversos temas, entre eles, projetos em Habitação de Interesse Social e Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social.

 


Deixe seu comentário