Pergunta: Carteira profissional

Para emitir a sua carteira profissional, é necessário, primeiramente, que você possua o registro definitivo, ou seja, que você tenha encaminhado o seu diploma para o CAU (consulte o manual de envio de diploma no link: Manual de envio de diploma para registro definitivo). Após o seu registro ser definitivo, é necessário realizar os seguintes procedimentos:

a) Realizar a atualização cadastral pelo SICCAU (https://servicos.caubr.gov.br/), clicando no botão “Confirmação de dados para emissão da carteira profissional”. Após realizar a atualização, imprima a declaração de veracidade, assine-a, e a encaminhe para o CAU cadastrando um protocolo de “validação de dados” no seu SICCAU. Caso o botão “Confirmação de dados para emissão da carteira profissional não apareça na página inicial do seu SICCAU, entre em contato com o CAU.

b) Realizar a coleta biométrica no CAU/SC, comparecendo em dias úteis das 9 às 17 horas para capturar a sua foto, digital e assinatura. (Consulte o atendimento do CAU/SC para verificar se há programação de coleta em outras regiões de Santa Catarina).

c) Realizar o pagamento da taxa para emissão da carteira (R$ 62,14) – o boleto será disponibilizado para impressão na página inicial do seu SICCAU após você realizar a atualização cadastral.

Após você realizar estes 3 procedimentos, a carteira será encaminhada para o seu endereço de correspondência num prazo de 30 a 90 dias.

 

Para solicitar a segunda via da carteira profissional, acesse o SICCAU (https://servicos.caubr.gov.br/) e cadastre um protocolo de “segunda via da carteira profissional”, indo no menu Protocolo > Cadastrar protocolo.

 

Em seguida, selecione o Grupo de Assunto: Carteira Profissional e um dos assuntos: Solicitação de segunda via da carteira profissional – Dados Incorretos/Carteira Inutilizada ou Solicitação de segunda via da carteira profissional – Perda/Roubo/Furto.

Preencha uma descrição (opcional),  e anexe um o B.O. no caso de solicitação de segunda via por Perda/Roubo/Furto (Pode ser emitido B.O. neste link: https://delegaciavirtual.sc.gov.br/inicio.aspx).

Por fim, clique em “cadastrar”.

Em até 3 dias entraremos em contato por e-mail informando se será necessário o pagamento da taxa da segunda via da carteira profissional no valor de R$62,14 (verificar a Resolução nº 146 do CAU/BR para conferir os casos em que a taxa é devida) ou se será necessário o envio de algum documento ou informação. Caso não seja necessário o pagamento da taxa e o protocolo sendo deferido, a carteira será encaminhada para impressão. De 30 a 90 dias você a receberá no seu endereço de correspondência.

Sendo necessário o pagamento da taxa, após ele ser realizado e o protocolo ser deferido a carteira será encaminhada para impressão e você a receberá num prazo de 30 a 90 dias.

 

 

Após realizar os procedimentos da pergunta 1) O que é preciso para a emissão da minha carteira profissional?, a carteira será emitida no prazo de 30 a 90 dias e será enviada ao seu endereço de correspondência. Caso os Correios não consigam entregar a carteira, ela será devolvida ao CAU/SC, e então só poderá ser retirada pelo próprio profissional e de forma presencial.

Após realizar os procedimentos da pergunta 1) O que é preciso para a emissão da minha carteira profissional?, a carteira será emitida no prazo de 30 a 90 dias e será enviada ao endereço que foi cadastrado na sua Atualização Cadastral como “Endereço de correspondência”. Caso os Correios não consigam entregar a carteira, ela será devolvida ao CAU/SC, e então só poderá ser retirada pelo próprio profissional e de forma presencial.