Publicado no dia Categoria Sem categoria

CAU/AM firma parceria com Associação Amazonense de Municípios

A ação faz parte de uma nova agenda urbana dos conselhos de arquitetura em todo o Brasil

Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Amazonas
CAU/AM

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Amazonas – CAU/AM com objetivo de valorização da arquitetura e urbanismo nas cidades do interior do Amazonas, firmou na tarde de ontem, 12/01, com a Associação Amazonense de Municípios – A AM parceria para informar prefeitos eleitos da importância de contratar o arquiteto e urbanista.

A ação faz parte de uma nova agenda urbana dos conselhos de arquitetura em todo o Brasil, com intuito de levar aos gestores públicos orientações sobre o planejamento urbano, a mobilidade, o saneamento e a infraestrutura necessária que tanto as cidades necessitam para melhorar a qualidade de vida de seus moradores e mitigar os problemas do dia a dia.

A reunião contou com a presença do Presidente da AAM, João Medeiros Campelo, da Arquiteta e Urbanista Darcleine da Costa Manarte da Comissão Especial de Política Profissional, Política Urbana e Ambiental do CAU/AM, e do Assessor da Presidência do conselho, Arquiteto e Urbanista – José Augusto Bessa Júnior.

“O objetivo do CAU/AM é colocar em prática que cada prefeitura entenda a importância do arquiteto e urbanista, seria ideal que os prefeitos tivessem a referência deste profissional na área de planejamento urbano, para que as cidades não crescessem desordenadamente, ou seja, aumentando gradativamente os problemas tão presentes no interior do Estado”. Afirma José Augusto Bessa Júnior.

 

Carta Aberta aos Prefeitos eleitos no interior do Amazonas

Nos dias 14 e 15 de fevereiro à Associação Amazonense de Municípios – AAM realizará um encontro com prefeitos eleitos do interior do Estado, o evento ocorrerá no Centro de Convenções do Amazonas – Vasco Vasques, em Manaus.

Na oportunidade, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Amazonas – CAU/AM oficializará a entrega da Carta Compromisso aos prefeitos eleitos no Amazonas.A carta apresenta três grandes fundamentos, sendo, a governança metropolitana; planejamento urbano e o monitoramento de metas.

As cidades de Manacapuru, Tefé, Parintins e Coari receberam através do departamento de fiscalização do CAU/AM, ano passado, a carta compromisso destinada as prefeituras destas cidades.

Nas eleições para prefeitura de Manaus, em 2016, o CAU/AM entregou aos candidatos a prefeitura, a Carta Aberta que propõe à sociedade e aos políticos um pacto pela qualidade de vida da cidade. O evento ocorreu no II Arq Amazônia, Salão Rio Solimões, no Inter City Hotels Manaus, bairro Adrianópolis.

 

Os principais Pontos da Carta Aberta –Pacto pela Qualidade da Cidade:

– Priorizar o pedestre, criando condições para que as pessoas utilizem as ruas e se sintam seguras;

– Tornar nossas cidades socialmente inclusivas, oferecendo mais oportunidades de interação social e de crescimento pessoal e coletivo, e promovendo espaços para todos os segmentos e faixas etárias, eliminando formas de segregação e exclusão física ou espacial;

– Priorizar empreendimentos habitacionais para população de baixa renda;

– Adotar o modelo de cidade ambiental e socialmente sustentável, incentivando a arborização urbana, estimulando a eficiência energética, o baixo consumo de carbono, a crescente substituição por fontes de energia renováveis e a reutilização dos resíduos;

– Promover a preservação da memória paisagística, urbanística e arquitetônica da cidade;

– Associar mobilidade e território, gerando uma rede de transporte público articulada, de forma a gerar mais densidade, mas com qualidade e diversidade de usos;

– Devem considerar a confecção de editais consistentes como base essencial para a realização de licitações de obras públicas a serem implementadas obrigatoriamente apenas após a elaboração prévia de projetos completos de Arquitetura e Urbanismo;

– Adotar o critério da melhor técnica no julgamento de licitações para projetos de Arquitetura e Urbanismo para obras públicas;

– Disponibilizar informações com total transparência e utilizar intensamente boas práticas de comunicação social;

– Investimentos em bancos de dados especializados que possibilitem informação em tempo real;

 


Deixe seu comentário