Publicado no dia Categoria Notícias

Dia Mundial da Justiça Social completa 10 anos de comemoração

Comunicação CAU/SC

20 de fevereiro é o Dia Mundial da Justiça Social. Celebrada pela primeira vez em 2009 pela Organização das Nações Unidas – ONU, a data reforça a necessidade do debate sobre questões de relevância social como a pobreza, a exclusão, o preconceito e as taxas de desemprego, tendo em vista o melhoramento socioeconômico da população.

Após 10 anos, o Dia Mundial da Justiça Social mantém em vista os objetivos de lutar em prol da coexistência pacífica e próspera entre as nações, defendo ideias como igualdade de gênero, o direito dos povos indígenas e dos imigrantes, para que seja possível eliminar as barreiras sociais existentes.

Em busca dessas conquistas, a ONU estabeleceu, em setembro de 2015, uma agenda com 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, que devem ser implementados por todos os países do mundo, até 2030. Os objetivos envolvem a erradicação da pobreza, da fome, acesso à saúde, bem-estar, educação, entre outras metas.

Em junho do ano passado, o CAU/SC aprovou, em reunião plenária, a inclusão dos ODS no Planejamento Estratégico do Conselho para a gestão 2018/2020. A intenção é relacionar os projetos com a agenda 2030 de desenvolvimento estratégico da ONU. Desde então, o CAU/SC vem buscando implementar ações que incluam estes objetivos. Este trabalho, que está sendo aprimorado constantemente, pode ser acompanhado pelo nosso site e nossas redes sociais.

Confira aqui os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável anunciados pela ONU.


Deixe seu comentário