Publicado no dia Categoria Sem categoria

Manifesto da Câmara Temática Mulheres na Arquitetura

Comunicação CAU/SC

Somos mulheres que escolheram a arquitetura e urbanismo e temos que vencer cenários nem sempre amigáveis. Quantas vezes acreditamos que devemos competir umas com as outras? Que não somos competentes o suficiente? Quantas vezes sofremos caladas em situações de assédio dentro da sala de aula, no escritório, na rua? Ou nos sobrecarregamos com as tarefas da maternidade, da família e do trabalho? Quantas vezes sentimos nossa voz silenciada ou interrompida. Quantas vezes ficamos invisíveis?

Esses cenários precisam ser vencidos por todas nós. Com o entendimento de todos, podemos mudar esta realidade.

Somos mais de 60% na nossa profissão e seremos muito mais nos próximos anos. Esta condição nos permite construir um outro futuro para nós mesmas e para a arquitetura e urbanismo. Um futuro de empoderamento, com valorização do nosso trabalho, com remuneração equivalente às dos nossos colegas e sem violência de gênero.

A Câmara Temática Mulheres na Arquitetura do CAU/SC te convida a tomar parte neste desafio. Se em breve, nós, mulheres, seremos 75% dos profissionais na arquitetura, podemos estimular a ética profissional, praticando relações com base em valores como a igualdade e o respeito mútuo.

A nossa força está em promover a união. Vamos trazer o conceito de sororidade para o mercado da arquitetura e da construção. A sororidade nos torna mais seguras. A união nos faz mais poderosas.

Em nome de todas as que vieram antes de nós, e por todas que ainda virão, vamos construir juntas este futuro.

Como arquitetas, podemos ajudar a projetar cenários mais amigáveis para todas as mulheres e para toda a sociedade.

 

 


 

Objetivo 5.
Igualdade de Gênero
Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas

 


Deixe seu comentário