Divulgação
Centro Sapiens
Fórum Internacional de Cidades Sustentáveis em Olinda

O projeto do Centro Sapiens, de Florianópolis, representou a região Sul no país no ‘Fórum Internacional HOJE Implementando Cidades Sustentáveis’, realizado entre os dias 25 e 27 de julho em Olinda (PE). Considerada um hub para mudanças no centro histórico leste da capital catarinense, a iniciativa foi classificada entre as dez reconhecidas como ‘Boa Prática Urbana’ dentre as inscritas na chamada pública realizada pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do estado (CAU/PE), por estar alinhada com conceitos como sustentabilidade e transformação urbana abordados pelo evento.

O projeto foi um dos seis que receberam Menção Honrosa, na seleção realizada pela Comissão de Diretrizes Estratégicas do Conselho, pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e pela coordenação do Fórum. E foi apresentado na exposição montada no estande do CAU/PE ao público participante do evento: gestores públicos, arquitetos e urbanistas. “Percebemos a grande preocupação dos participantes do Fórum com as questões urbanas, discutindo os rumos de melhorias das cidades e integrando as boas práticas escolhidas”, conta a Profa. Clarissa Stefani Teixeira, coordenadora adjunta do Centro Sapiens.

O Centro Sapiens foi criado há dois anos, idealizado pelo Sapiens Parque e pela Universidade Federal de Santa Catarina, com o objetivo de promover ações para tornar Florianópolis uma cidade mais criativa, humana e viva, especialmente em seu centro histórico. Conselho de Arquitetura e urbanismo de Santa Catarina, Governo do Estado, a Prefeitura de Florianópolis e diversas instituições – empresariais, de ensino e de pesquisa – fazem parte do Comitê Gestor. A coordenação é feita pelo Prof. Dr. Luiz Salomão Ribas Gomez.

“O reconhecimento a essas iniciativas é uma forma de mostrar que a transformação urbana já começou”, disse o presidente do CAU/PE, Roberto Montezuma. O Fórum reuniu três mil pessoas, tendo, como tema principal, a Nova Agenda Urbana da ONU – a qual ganhou força com a formalização de um acordo de cooperação técnica assinado entre a ONU-Habitat, o CAU/BR e a Amupe, na abertura do evento. A proposta é constituir novas formas de apropriações por meio do processo de revitalização urbana, transformando espaços físicos e atribuindo-lhes conteúdos sociais, econômicos e culturais com foco na criação de ambientes propícios ao empreendedorismo, à criatividade e à inovação.

O Movimento Traços Urbanos

O Movimento Traços Urbanos é considerado uma das iniciativas de caráter inovador e criativo das quais o Centro Sapiens participa. As demais ações apresentadas são o Mapa da Economia Criativa, o qual apresenta os negócios inovadores e criativos localizados na porção leste do centro histórico de Florianópolis; a Agenda Criativa, que engloba todos os eventos que estão acontecendo no Centro de Florianópolis; o projeto Viva a Cidade, feira que envolve atividades culturais que atraem pessoas e movimentam o comércio local; a pré-incubadora e coworking Cocreation Lab, localizado no Museu Escola da Catarinense (MESC); a Rota da Inovação; e o projeto de criação de uma sala de cinema popular no centro histórico, em parceria com o Conselho Criativo de Sala de Cinema de Florianópolis.


Deixe seu comentário