Lívia Schumacher Corrêa

A Semana do Caminhar 2019, iniciativa organizada pela Prefeitura de Florianópolis em parceria com o movimento Caminhada Jane Jacobs Floripa e com a associação AmoBici, abre sua programação no domingo, 04 de agosto. Ao todo, serão doze atividades espalhadas por Florianópolis que objetivam incentivar a população a caminhar mais no cotidiano, promovendo a interação com a cidade e atenção para a saúde.

A travessia da Ponte Pedro Ivo, primeiro evento da Semana, começa no domingo, às 10h, no Parque de Coqueiros. A partir de segunda-feira, dia 5, o evento segue com passeios fotográficos, sessões de cinema e seminários com convidados especiais. No sábado, 10 de agosto, uma caminhada com foco na história de Florianópolis encerra as atividades.

A Semana do Caminhar 2019 contribui para alcançar alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) da ONU. Destacam-se, neste evento, o incentivo à saúde e bem-estar (ODS 3) e a promoção de cidades e comunidades sustentáveis (ODS 11).

 

Confira a programação completa do evento:

Domingo 04/08 – 10 às 11:30 (início no Parque de Coqueiros)
[ABERTURA DA SEMANA DO CAMINHAR 2019 COM TRAVESSIA DA PONTE PEDRO IVO]
Caminhada saindo do Parque de Coqueiros, passando pela Ponte Pedro Ivo até a cabeceira insular da Ponte Hercílio Luz, conduzida pelo professor Cassiano Rech (UFSC).

Segunda-feira 05/08 – 13:30 às 14:30 (início na Rua Altamiro Guimarães, em frente ao Shopping Beiramar)
[+ PEDESTRES NA PRÁTICA: DIAGNÓSTICO]
Visita às ruas Maestro Tullo Cavallazi e Travessa Stodieck no centro da cidade para avaliação dos espaços de circulação atualmente destinados às pessoas.

Segunda-feira 05/08 – 19 às 20 horas – Início no Parque da Luz – junto ao Mirante da Praça Hercílio Luz, na Alameda Adolfo Konder)
[CAMINHADA FOTOGRÁFICA NOTURNA]
Caminhada conduzida pelo fotógrafo esportivo Vinícius Leyser da Rosa, do Parque da Luz à Avenida Hercílio Luz, com o tema Calçadas de Florianópolis: Arte, mobilidade, ativismo urbano, patrimônio e cidadania.

Terça-feira 06/08 – 12 às 13:30 – Início na escadaria da Catedral Metropolitana de Florianópolis, Rua Padre Miguelinho, 55)
[CAMINHADA NO CENTRO HISTÓRICO]
Caminhada turística conduzida pelo Guia Manezinho – Rodrigo Stüpp.
Por que a cidade começou nesta região? Na caminhada, curiosidades arquitetônicas e de comportamento social. Por qual motivo dar a volta na centenária Figueira dá sorte? Cante e descubra a beleza do Rancho do Amor à ilha, hino de Florianópolis.

Quarta-feira 07/08 – 09:30 às 11h – Centro de Desportos UFSC
[SESSÃO DE CINEMA]
Exposição de filme e debate sobre pedestres e mobilidade ativa

Quarta-feira 07/08 – 19 às 21:30 – Auditório da Fecomércio – R. Felipe Schmidt, 785 – Centro
[CIDADE PARA AS PESSOAS]
Apresentação de projetos e programas da Prefeitura Municipal de Florianópolis relacionados ao caminhar, como o Ponte Viva e o Calçada Certa.

Quinta-feira 08/08 – à partir das 20h – Rua Victor Meirelles
[UM BRINDE AO PEDESTRE!]
Encontro para celebrar a pé o Dia Mundial do Pedestre nos bares da Rua Victor Meirelles.

Sexta-feira 09/08 – 10:30 às 11:30 – Início em frente ao bar do CDS – Centro de Desportos e Saúde UFSC)
[CAMINHADA ÀS MARGENS DOS CÓRREGOS DA CIDADE UNIVERSITÁRIA – CAMPUS UFSC FLORIANÓPOLIS]
Caminhada de exploração às margens dos córregos situados dentro da Cidade Universitária, problemáticas e sugestões a serem estudadas para requalificação do entorno e usos do espaço público.

Sexta-feira 09/08 – 13:30 às 18:30 – Câmara Municipal de Florianópolis / Frente parlamentar de Mobilidade Urbana
[RODA DE CONVERSA SOBRE CAMINHABILIDADE]

Sábado 10/08 – 09 às 10 horas – Rua Altamiro Guimarães, em frente à entrada do Shopping Beiramar
[+ PEDESTRES NA PRÁTICA]
Retorno às ruas Maestro Tullo Cavallazi e Travessa Stodieck no centro da cidade para avaliação do ganho de espaço de circulação para as pessoas.

Sábado 10/08 – 10 às 12 horas – Início em frente à Catedral
[NOS PASSOS DO SENHOR DOS PASSOS]
Encerramento da Semana do Caminhar: Caminhada com foco na história urbana de Florianópolis tendo como fio condutor o percurso da procissão de Nosso Senhor dos Passos, um dos mais antigos registros de percurso realizado a pé na cidade. O percurso, conduzido pelo Laboratório Cidade e Sociedade/UFSC e Caminhada Jane Jacobs Floripa, seguirá por ruas do centro da cidade até o Hospital de Caridade.

Durante toda a semana nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental
[PITACO URBANITA]
Os alunos de escolas municipais elaboram frases para chamar atenção dos adultos para que reflitam sobre o convívio social. Será utilizada a técnica de lambe-lambe para colá-los onde tem maior fluxo de pessoas.


Deixe seu comentário