O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina – CAU/SC, está iniciando uma pesquisa sobre experiências voltadas para habitação de interesse social realizadas no estado catarinense. Esperamos com esta ação desenvolver um veículo de orientação e sensibilização que pode munir escritórios, poder público, universidades e comunidades demandantes por ATHIS, a partir da exposição de diferentes arranjos financeiros e institucionais retratados pelas experiências coletadas. Esta ação objetiva também valorizar a função social da arquitetura enquanto prática profissional, bem como expor a importância do Poder Público promover a ATHIS enquanto política pública, conforme determinação legal.

Inicialmente o formulário surgiu com a pretensão de desenvolver um livro com o detalhamento aprofundado de 8 experiências pelo estado. Contudo, dada a crise decorrente da Pandemia Covid-19 e consequente redução orçamentária, não será possível desenvolver o livro no ano de 2020. Pretendemos, portanto, reunir o conteúdo coletado e torná-lo público por meio do desenvolvimento de uma plataforma virtual que espacialize as experiências pelo estado e exponha as especificidades de cada uma com apenas um clique. O mapa ainda contará com dados de desenvolvimento socioeconômico dos municípios que possuem experiências.

Este formulário foi desenvolvido pela Comissão Especial de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social do CAU/SC, com base no formulário utilizado na Pesquisa Nacional em ATHIS de 2019, elaborado pelo Observatório das Metrópoles/IPPUR (UFRJ) em parceria com o CAU/RJ e interlocução da FNA e do BrCidades. Buscamos desenvolver um formulário simples e de rápido preenchimento. Ele está dividido em duas fases: a primeira se refere aos dados do agente que realizou a experiência, a segunda é específica para cada experiência realizada. Se você possui mais de uma experiência é só clicar no campo “adicionar mais uma experiência” e dar prosseguimento com a inserção dos dados.

Divulgue esta iniciativa para possíveis interessados e contribua a documentação e reconhecimento das experiências em Habitação de Interesse Social realizadas em Santa Catarina.

Você está respondendo em nome de uma organização ou de um profissional independente?