06 – MARKETING DE SERVIÇOS
Este vídeo apresenta “o tal do Marketing”.
E, já que vamos falar de marketing, tem algumas perguntas que são importantes: como foi que chegamos a isso? Como foi que chegamos ao marketing? Onde foi que tudo começou? O que temos depois do marketing?
Além de responder a essas perguntas tem outra, ainda mais importantes quando o assunto é Marketing para Arquitetura: por que o marketing para a prestação de serviços é muito mais complicado do que o marketing de outros produtos, como as mercadorias em geral?
O vídeo traz ainda (bem no início) uma contextualização histórica, contando 500 anos de história das relações entre que produz e quem consome mercadorias e serviços.
É disso que trata este vídeo: O MARKETING DE SERVIÇOS.
Autores, livros e instituições citados durante o vídeo:
ROBERT EDWARD FREEMAN
https://www.amazon.com.br/s?i=stripbooks&rh=p_27%3AR.+Edward+Freeman
AMERICAN MARKETING ASSOCIATION
https://www.ama.org
MARKETING DE SERVIÇOS PROFISSIONAIS
Philip Kotler
https://www.amazon.com.br/Marketing-servi%C3%A7os-profissionais-Philip-Kotler/dp/8520415504
MARKETING PARA ENGENHARIA E ARQUITETURA
http://www.eniopadilha.com.br/artigo/9940
Leia também:
CARACTERÍSTICAS DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS.
Este arquivo contém os capítulos 1 e 2 (50 páginas) do primeiro livro (9ª edição) de Ênio Padilha. Explica de forma clara e didática o que é o marketing e como ele se aplica à prestação de serviços. Também apresenta as seis características da Prestação de Serviços (qualquer serviço) e outras quatro características próprias dos serviços de Arquitetura e de Engenharia, bem como as implicações dessas características para o marketing;
http://www.eniopadilha.com.br/documentos/EnioPadilha_Livro1-9_1a50_cap1e2.pdf