Avalie esse video

16 – SISTEMAS E ALGORITMOS

Desde as oficinas medievais até fins do século XIX (antes do advento da Administração Científica) o trabalho era realizado pelas pessoas sem um pensamento orientando. Cada um fazia o que tinha de ser feito com um método próprio (eventualmente, aprendido de um mestre). Não havia coordenação e, principalmente, cada artesão ou operário tinha de saber fazer o trabalho todo. Importava apenas O QUE FAZER. Não havia uma discussão sobre COMO FAZER, uma vez que isso estava, literalmente, dentro da cabeça de quem fazia.

Uma das coisas introduzidas pela Administração Científica foi a divisão do trabalho em partes mínimas, que pudessem ser desenvolvidas por pessoas diferentes. A lista dessas partes do trabalho, bem como a descrição de como cada uma das tarefas devem ser realizadas, é o que chamamos de Algoritmo.

Trata-se de uma importante ferramenta que deve ser utilizada pelo Administrador da Produção para garantir que todas as tarefas que fazem parte do processo sejam realizadas (e sejam realizadas da maneira correta e no tempo certo).

Leia também:
Artigo: SISTEMATIZACAO DOS PROCESSOS PRODUTIVOS EM ESCRITÓRIOS DE ARQUITETURA E ENGENHARIA
http://www.eniopadilha.com.br/artigo/6308

Exemplo de algoritmo de serviço:
http://www.eniopadilha.com.br/documentos/2421b_AlgoritmoServico_Arq_Res.pdf

Ficou com dúvida nesse vídeo? Conte para gente.