Publicado no dia

Apresentação dos Eixos realizadas no dia 9 de setembro de 2016. As Oficinas foram ministradas por:

GUSTAVO BRITO: Cientista social e mestre em Socioantropologia das Técnicas Contemporâneas pela Universidade de Paris 1 (Panthéon-Sorbonne). Em 2008, quando retornou ao Brasil, foi professor de sociologia e filosofia no Rio de Janeiro e fundou a Extramuros, uma escola de projetos que promove mentorias, tutorias, cursos e workshops de educação para crianças, pais e educadores formais. Seu trabalho e modo de viver fizeram com que, em seus mais de 15 anos nas salas de aula como educador, pesquisador e mestrando, se dedicasse inteiramente ao movimento por uma educação mais afetiva, viva e transformadora.

MARIO FIGUEIROA: Arquiteto e Urbanista formado pela PUCCAMP [1988], Doutor pela FAUUSP [2002]. Premiado em 17 concursos de arquitetura e urbanismo [entre eles, 2 internacionais e 6 primeiros prêmios]. Seus croquis para a criação do Museu da Memória em Santiago, no Chile, fazem parte desde 2011 da Coleção de Arquitetura do Centre Georges Pompidou, em Paris. Professor visitante e conferencista em distintas instituições no Brasil e no exterior [Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, México e Panamá], foi também professor na FAU Mackenzie por 21 anos e coordenou o curso de Arquitetura e Urbanismo da FAAP de 2013 a 2015. É professor na Escola da Cidade desde 2006.

ELISABETE FRANÇA: Arquiteta pela FAU/UFPR, mestre em Estruturas Ambientais Urbanas pela Universidade de São Paulo e doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. É sócia titular do Studio 2E Ideias Urbanas, professora no curso de Arquitetura e Urbanismo da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), no curso de especialização em Planejamento e Gestão de Cidades do núcleo de estudos USP Cidades e no curso de especialização em Habitação e Cidade, da Escola da Cidade. Entre 2005 e 2012, foi superintendente de habitação popular da Secretaria de Habitação de São Paulo, onde coordenou e elaborou diversos programas habitacionais. Em 2002, foi curadora da exposição Favelas Upgrading, apresentada no Pavilhão Brasileiro durante a 8ª Mostra Internazionale di Architettura.