12 de Setembro de 2019    14:00 às 21:30
Ciclo de debates cidades inclusivas para mulheres
Plenarinho da ALESC - Rua Doutor Jorge Luz Fontes, 310 CEP: 88020-900 - Florianópolis
Público Alvo: Arquitetos e Urbanistas, Estudantes de Arquitetura e Urbanismo, Poder Público e Sociedade Civil

No dia 12 de setembro de 2019, ocorrerá na cidade de Florianópolis, o 1º Ciclo de Debates Mulheres na Arquitetura: CIDADES INCLUSIVAS PARA AS MULHERES, organizado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina – CAU/SC, pelo o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil- CAU/BR e pela  Bancada Feminina da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina – ALESC,  com apoio da Comissão de Desenvolvimento Urbano – CDU  e da Secretaria de Mulheres da Câmara dos Deputados, bem como dos Colegiados das Entidades Nacional e Estadual de Arquitetura e Urbanismo.

O evento inaugura uma intensa agenda de encontros itinerantes com o objetivo de consolidar uma política de equidade de gênero dentro do CAU e também a construção de cidades que atendam às necessidades das mulheres:

 

Programação:

14:00h – Abertura com apresentação do tema (presença das deputadas)

15:00h – Oficina

Mediação: Daphne Besen e Paula Zacarias (Representantes do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU- Habitat)

17:00h – Encerramento oficina

18:00h – Café de acolhimento

18:30h – Mesa de abertura (Deputadas Federais + Deputadas Estaduais + CAU/BR + CAU/SC)

19:30h – Roda de conversa com as palestrantes convidadas:

Palestrante 1: Paula Zacarias – Arquiteta e Urbanista. Analista de Programas do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) – Escritório Regional para América Latina e o Caribe (ROLAC) – Brasil e Cone Sul – Escritório Alagoas.

Palestrante 2: Daphne Besen – Internacionalista. Analista de Programas do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) – Escritório Regional para América Latina e o Caribe (ROLAC) – Brasil e Cone Sul – Escritório Alagoas.

Palestrante 3Neila Janes Viana Vieira – Arquiteta e Urbanista da Central de Projetos da SEGOV – Secretaria Municipal de Governo e Relações Institucionais, da Prefeitura Municipal de Campo Grande. Conselheira do CAU/MS.

20:30h – Debate/encaminhamentos

Currículo das Palestrantes:

Daphne Besen

Formada em Relações Internacionais (PUC-Rio), mestra em Ciências Sociais (UERJ) e especialista em Política e Planejamento Urbano (IPPUR/UFRJ). Trabalhou como Assessora de Cooperação Internacional e Sustentabilidade na Coordenadoria de Relações Internacionais da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro; como Diretora de Relações Internacionais na Prefeitura Municipal de Duque de Caxias; foi pesquisadora do Observatório das Metrópoles (IPPUR/UFRJ) e já atuou na área de Direitos Humanos no terceiro setor. Tem experiência profissional e acadêmica nos seguintes temas: sociologia urbana; direito à cidade; cooperação internacional; governos locais; igualdade de gênero e segurança urbana. Atualmente, é Analista de Programas do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), no escritório local de Maceió,  projeto desenvolvido em cooperação técnica com o Governo do Estado de Alagoas.

Paula Zacarias

Formada em Arquitetura e Urbanismo (UFAL). Pós-graduada em Reabilitação Ambiental Sustentável Arquitetônica e Urbanística (UnB). Pós-graduanda em Direito Urbanístico e Ambiental (PUC Minas). Atuou como colaboradora no Núcleo de Estudos do Estatuto da Cidade da FAU/UFAL e como Arquiteta e Urbanista, pesquisadora e consultora na área de Planejamento Urbano e Regional, principalmente nos seguintes temas: direito à cidade, gestão urbana, vazios urbanos, verticalização das cidades e habitação de interesse social. Atualmente, é Analista de Programas do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), no escritório de Maceió, atuando no projeto de cooperação técnica com o Governo do Estado de Alagoas.

Neila Janes Viana Vieira

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro de Ensino Superior Prof° Plínio Mendes dos Santos – CESUP (1985), especialização em Gestão Regional e Urbana pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS e mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal – Uniderp (2003). Atualmente é arquiteta e urbanista da Central de Projetos/Segov, da Prefeitura Municipal de Campo Grande, onde faz parte da equipe técnica do Programa Reviva Campo Grande II que está promovendo a Requalificação da Área Central de Campo Grande. E nesse âmbito tem desenvolvido estudos na área de Planejamento Urbano e Gênero. É conselheira do Conselho Municipal de Meio Ambiente, CMMA; Conselheira Estadual do CAU/MS e Coordenadora da CEF/MS. É Profissional Liberal atuando como consultora na elaboração de Planos Diretores Participativos e Planos Municipais de Habitação de Interesse Social em vários municípios do Mato Grosso do Sul. Foi professora universitária por 17 anos, ministrando aulas no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal – UNIDERP, nas disciplinas de Planejamento Urbano I, II, III e IV; Urbanismo I, Estudos Sociais, Econômicos e Ambientais I e II; Projeto Arquitetônico, Urbanístico e Paisagístico I, II e V, Paisagismo I e II; e nos cursos de Gestão Imobiliária e Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Católica Dom Bosco – UCDB, como professora de Planejamento Urbano I e II, Loteamentos e Incorporações e Desenho Técnico. Ministrou aulas em vários cursos de Especialização na área de Planejamento e Gestão Urbana e Ambiental. Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em Política Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: infraestrutura urbana, planejamento urbano, plano diretor participativo, habitação de interesse social, loteamento e gestão democrática.

 

Convidados você a participar deste encontro, certos de que sua presença irá contribuir par o sucesso do nosso evento.

[1] Essa atividade integra o Ciclo de Debates – Mulheres na Arquitetura e a Construção da  Inclusiva para as Mulheres. Projeto desenvolvido pela Assessoria Parlamentar do CAU/BR em parceria com GT de Mulheres do Fórum dos Presidentes e Comissão Temporária de Equidade de Gênero do CAU/BR.

[2] Esta ação tem participação da Câmara Temática Mulheres na Arquitetura e contempla o ODS 5 – Igualdade de Gênero: Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas, bem como o ODS 11 Cidades e Comunidades Sustentáveis: Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis