17 de Junho de 2020    14:00 às 16:00
Público Alvo: Arquitetos e Urbanistas, Estudantes de Arquitetura e Urbanismo, Poder Público, Sociedade Civil e Outros

O CAU/SC está lançando uma série de encontros online, o Ciclo de Debates Fundamentos para as cidades 2030, com o objetivo de apresentar conteúdos relativos aos planos diretores participativos, aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS-ONU) e às políticas públicas relacionadas ao espaço urbano brasileiro.

Chegou a hora de nos encontrarmos, aprimorarmos conhecimentos e alinharmos entendimentos quanto às políticas urbanas e o desenvolvimento sustentável de nossas cidades!

A complexidade do planejamento e gestão das cidades está cada vez mais ampliada, e recentemente tornou-se agravada pelas consequências causadas pela pandemia do novo coronavirus. Tal situação impõe-nos a urgente participação dos arquitetos e urbanistas no planejamento de ações que visem justas melhorias aos espaços urbanos, especialmente em áreas periféricas.

O Ciclo de Debates – Fundamentos para as Cidades 2030 inicia com o Primeiro Encontro com os Representantes Regionais do CAU/SC, que além dos objetivos acima descritos, pretende ampliar o diálogo com os colegas Arquitetos e Urbanistas de Santa Catarina.

O encontro será realizado no formato virtual, no dia 17/06, das 14:00 às 17:00.

Pauta:

 1º ENCONTRO PREPARATÓRIO COM OS REPRESENTANTES REGIONAIS CAU/SC

– Apresentação geral da CPUA-CAU/SC e dos representantes (nome e fórum onde representa o CAU);

– Atividades da CPUA-CAU/SC – 2018-2020;

– Resultados do Formulário preenchido pelos representantes e bate papo;

– Introdução aos Fundamentos para as Cidades 2030;

Os demais encontros serão realizados nas seguintes datas, sempre das 14:00 às 17:00, em breve divulgaremos mais detalhes sobre os palestrantes.

24/06 – As políticas de planejamento urbano e os ODS;

08/07 – O processo de elaboração de Planos Diretores Participativos – Elaboração, Revisão, Participação, Tramitação, Implementação

22/07 – Aplicação dos ODS na prática do planejamento urbano

05/08 – Os desafios na realização das políticas urbanas pelas Prefeituras

 

Programe-se e nos acompanhe nesta jornada de trocas e conhecimento!