15 de Dezembro de 2021    19:00 às 21:00
MUSEU CRUZ E SOUZA

O 2º concurso nacional de fotografias, realizado pelo CAU/SC, voltado ao tema “ARQUITETURA E PAISAGEM URBANA CATARINENSE” tem o intuito de estimular um olhar mais profundo sobre a arquitetura e o urbanismo e, simultaneamente, criar um banco de imagens para o Conselho. O concurso visa valorizar as referências arquitetônicas e urbanísticas de Santa Catarina e divulgá-las aos profissionais e à sociedade.  

O Conselho realizará também um evento para divulgação e premiação das fotos selecionadas e que será, também, a abertura da 2ª Exposição do Concurso de Fotografias do CAU/SC. A exposição será composta pelas imagens classificadas pelo concurso, devidamente acompanhadas pela identificação do autor e do objeto, edifício ou localidade tema da imagem. 

O reconhecimento dos valores arquitetônicos e urbanísticos é fundamental para o fortalecimento da identidade de uma sociedade. Sobre isto, o concurso busca estimular um olhar mais profundo sobre o tema, valorizar as referências arquitetônicas e urbanísticas de Santa Catarina e divulgá-las aos profissionais e à sociedade.  

Com o objetivo de fomentar e contribuir para o debate, foram elencadas três categorias: Fotografia Urbana, Fotografia da Arquitetura e Fotografia de Interiores. 

Ao trazer luz à Arquitetura e ao Urbanismo catarinenses, o concurso e o evento de fotografias estão alinhados ao primeiro eixo dos objetivos estratégicos do CAU/SC – “Estimular o conhecimento, o uso de processos criativos e a difusão das melhores práticas em Arquitetura e Urbanismo”. Além disso, as categorias conduzem a reflexões críticas sobre a realidade sob a ótica da arquitetura e do urbanismo.   

Em complemento, a consequência prática do concurso é iniciar a construção de um banco de imagens para o CAU/SC. As imagens selecionadas poderão ser usadas em campanhas de comunicação, publicações de materiais do CAU/SC, eventos, divulgações institucionais e demais ações do Conselho. 

Acesse: https://www.causc.gov.br/concurso-de-fotografia/