19 de Agosto de 2021    09:30 às 12:00 e das 13:30 às 16:30
Plataforma de reuniões virtuais do CAU/SC
Público Alvo: Arquitetos e Urbanistas

Com aparente melhora na situação, toda a sociedade discute o retorno das aulas presenciais.

Será um desafio depois de tantos meses em que cursos, professores e estudantes exercitaram ao máximo sua criatividade e adaptabilidade para manter as aulas, ainda que de maneira remota e virtual. Se por um lado são reconhecidos os avanços que a tecnologia de informação e comunicação apresentaram, por outro, não se pode olvidar que muito conteúdo e oportunidade de ensino/aprendizado foi prejudicado e perdido pela ausência de encontros presenciais, coletivos e inserção e participação dos estudantes em atividades práticas, in loco, de ensino, pesquisa e extensão expressas nas diretrizes curriculares e nos projetos pedagógicos. A CEF-CAU/SC traz à discussão o retorno à presencialidade com ações para recuperação da qualidade do ensino no estado.

Teremos uma primeira parte, transmitida pelo Youtube, que será o Lançamento da Premiação Acadêmica 2021. Após, já sem a transmissão a vivo, teremos um espaço aberto para depoimentos e manifestações dos coordenadores, contextualizando e compartilhando suas realidades.

Na parte da tarde, teremos duas palestras importantes. Arq. e Urb Valter Caldana, coordenador da Comissão de Ensino e Formação do CAU Brasil e da Arq e Urb Ana Maria Reis Goes Monteiro, Presidente da ABEA – Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo, trazendo informações relevantes do dia a dia dos cursos de AU no Brasil.

Programação completa (19/08):

– 09:30 Abertura com a Presidente do CAU/SC;

– 09:45 Lançamento da Premiação Acadêmica 2021;

– 10:00 Encerramento do Lançamento;

– 10:05 Abertura do 4º Encontro de Coordenadores;

– 10:10 Depoimentos dos Conselheiros da CEF-CAU/SC

– 10:30 Exposição dos Coordenadores – apresentação e contextualização dos cursos (5min no máximo para cada curso)

– 11:30 Conclusões e encerramento da primeira parte

– 13:30 Retomada / Síntese

– 13:40 Palestrante – Valter Caldana – Coordenador da CEF – Comissão de Ensino e Formação do CAU/BR

– 14:10 Palestrante – Ana Maria Goes Monteiro – Presidente da ABEA –  Associação Brasileia de Ensino de Arquitetura e Urbanismo

– 14:40 Mediação – Assessoria

– 14:45 Comentários e Debates

– 16:15 Relato de Síntese e Propostas

– 16:30 Encerramento

Aos coordenadores de curso pedimos que confirmem sua participação pelo formulário abaixo para que possamos direcionar a comunicação sobre o evento.