15 de Dezembro de 2021    18:30 às 21:30
PÁTIO DO PALÁCIO CRUZ E SOUZA - Florianópolis - SC
Público Alvo: Arquitetos e Urbanistas, Estudantes de Arquitetura e Urbanismo, Poder Público, Sociedade Civil e Outros

Seis motivos para celebrar! 

Celebrar, do latim celebrare, significa honrar, fazer solenidade. É para isso que o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina, com apoio das entidades do CEAU – AsBEA-SC, IAB/SC e SASC e FENEA, promove esse encontro híbrido em 15 de dezembro. Mas celebrar exatamente o que em tempos de incertezas em tantas esferas da vida cotidiana? Acredite: há importantes motivos para celebrações! 

Comecemos pelo local desse evento, o Palácio Cruz e Sousa, que abriga a sede do Museu Histórico de Santa Catarina. Eis aqui dois motivos para celebrar: o conjunto arquitetônico do palácio e a obra literária do nosso ilustre poeta que empresta o nome ao espaço.  

Num grande salto do passado catarinense para o presente mundial chegamos a 2021. A esperança de dias melhores na pandemia do novo coronavírus, permitiu, aos poucos, a retomada de contatos sociais. Terceiro motivo para celebrar. 

O quarto e inspirador motivo é a celebração desse 15 de dezembro, Dia do Arquiteto. Nunca é demais ressaltar que o trabalho de cada representante da Arquitetura e Urbanismo faz toda a diferença na vida de famílias, comunidades, empresas, instituições. Faz a diferença na construção da história e sua memória. Faz a diferença na preservação do patrimônio. Faz a diferença na mobilidade de cidades e de pessoas com diferentes necessidades. Faz a diferença na nova geração de profissionais da Arquitetura e Urbanismo. São pontos que se conectam, se integram, mutuamente se fortalecem para a consolidação do bem-viver em sociedade.  

Juntamente com o Dia do Arquiteto, celebramos o quinto motivo, o marco dos 11 anos da consolidação dos trabalhos do Conselho de Arquitetura e Urbanismo – condição que garantiu maior autonomia e representatividade para arquitetos e urbanistas.  

Em poucos dias completa-se um ano de atividades da nova gestão à frente do CAU/SC, o sexto motivo de celebração. Com as restrições sanitárias para eventos presenciais, o primeiro ano da gestão 2021-2023 concretizou-se a partir de eventos on-line. Foram reuniões, seminários, palestras e diversas ações numa intensa troca de experiências e construção de novas formas de pensar Arquitetura e Urbanismo. 

Com a criatividade e muito trabalho, esse primeiro ciclo de 12 meses trouxe iniciativas para a difusão do conhecimento, estímulo ao desenvolvimento, aperfeiçoamento do ensino e a valorização do exercício profissional de Arquitetura e do Urbanismo. Coroamos esse período com a divulgação dos vencedores de três grandes premiações: Premiação Acadêmica 2021, Concurso ATHIS e Concurso de Fotografias. 

Compartilhamos os motivos do CAU/SC para essa celebração de 15 de dezembro de 2021. Esperamos que essa noite seja especial para você que estará presencialmente. E também para você que participa remotamente. 

Programação:

18:30h | Recepção
19:00h | Abertura do evento – Host (Contexto, Boas Vindas e agradecimentos)
19:05h | Falas Institucionais
Presidente CAU
Prefeito Municipal de Florianópolis (ou representante)
Coordenadores de Comissão
CEF, CED, COAF, CEP, CPUA, CATHIS
Coordenador do CEAU
19:30h | Premiações – Contexto e Premiação
Premiação Acadêmica
Concurso ATHIS
Concurso de Fotografias
20:20h | Outras manifestações (Host ou Presidência)
20:30h | Confraternização – Apresentação Artístico-Cultural
21:30h | Encerramento

 Devido ao espaço e às exigências sanitárias em vigor, temos uma limitação de presentes. Verifique se o número de vagas não ultrapassou quando você fizer sua inscrição.