23 de setembro de 2020    14:00 às 17:00
Plataforma de reuniões virtuais do CAU/SC
Público Alvo: Arquitetos e Urbanistas, Estudantes de Arquitetura e Urbanismo, Poder Público, Sociedade Civil e Outros

O evento Acessibilidade hoje e amanhã – Projetando cidades inclusivas para 2030 faz parte da Semana ODS na prática, promovida pelo Movimento ODS SC.  A atividade propõe uma palestra com o arquiteto Eduardo Ronchetti, especialista em acessibilidade, elencando as principais alterações da mais recente revisão da NBR 9050. O Ministério Público de Santa Catarina fará uma apresentação em relação às ações do SC Acessível, assim como o CAU/SC apresentará o que está desenvolvendo para promover a agenda 2030 em relação à acessibilidade através de sua Câmara Temática de Acessibilidade. O evento contará ainda com uma apresentação de vídeos curtos de pessoas comuns em suas rotinas diárias, para identificarmos as dificuldades na mobilidade das pessoas, e ao final um debate com as representantes da Câmara Temática de Acessibilidade do CAU/SC e membros do Programa SC Acessível e do Ministério Público do Trabalho (MPT).

Programação:

14:00 – Abertura Institucional;
14:10 – Fala da Câmara Temática de Acessibilidade sobre as ações previstas para promover a Agenda 2030;
14:25 – Depoimentos sobre o dia a dia das pessoas e a acessibilidade (na cidade e na residência);
14:35 – Apresentação do MPSC sobre as ações do SC Acessível;
15:10 – Palestra sobre as atualizações da NBR 9050 com Eduardo Ronchetti;
16:00 – Debate com membros da CT-Acessibilidade CAU/SC, MPSC e MPT;
17:00 – Encerramento.

Eduardo Ronchetti já realizou mais de 522 Projetos de Acessibilidade, mais de 200 Laudos de Acessibilidade e 80 cursos de Acessibilidade, capacitando mais 3.000 profissionais por todo o Brasil. É arquiteto formado pela Universidade Mackenzie, especializado em Design de Interiores pelo Instituto Europeu Di Design e em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas. Especializou-se em Acessibilidade e na realização de Projetos de acessibilidade de ambientes públicos e privados e integrou a Comissão de Acessibilidade de São Bernardo do Campo, atuando como revisor de obras particulares na Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo.

Este evento faz parte da Semana ODS na Prática, promovido pelo Movimento ODS/SC e está vinculado ao ODS 11, meta 11.7, que propõe que até 2030, as cidades devem proporcionar o acesso universal a espaços públicos seguros, inclusivos, acessíveis e verdes, particularmente para as mulheres e crianças, pessoas idosas e pessoas com deficiência.


Inscrições abertas, faça sua inscrição abaixo

Pessoa com deficiência *

   

Como tomou conhecimento *

                                       

Identificação *