23 de Setembro de 2020    14:00 às 17:00
Plataforma de reuniões virtuais do CAU/SC
Público Alvo: Arquitetos e Urbanistas, Estudantes de Arquitetura e Urbanismo, Poder Público, Sociedade Civil e Outros

O evento Acessibilidade hoje e amanhã – Projetando cidades inclusivas para 2030 faz parte da Semana ODS na prática, promovida pelo Movimento ODS SC.  A atividade propõe uma palestra com o arquiteto Eduardo Ronchetti, especialista em acessibilidade, elencando as principais alterações da mais recente revisão da NBR 9050. O Ministério Público de Santa Catarina fará uma apresentação em relação às ações do SC Acessível, assim como o CAU/SC apresentará o que está desenvolvendo para promover a agenda 2030 em relação à acessibilidade através de sua Câmara Temática de Acessibilidade. O evento contará ainda com uma apresentação de vídeos curtos de pessoas comuns em suas rotinas diárias, para identificarmos as dificuldades na mobilidade das pessoas, e ao final um debate com as representantes da Câmara Temática de Acessibilidade do CAU/SC e membros do Programa SC Acessível e do Conselho Regional de Agronomia e Engenharia de Santa Catarina (CREA/SC).

Programação:

14:00 – Abertura Institucional;
14:10 – Fala da Câmara Temática de Acessibilidade sobre as ações previstas para promover a Agenda 2030;
14:25 – Depoimentos sobre o dia a dia das pessoas e a acessibilidade (na cidade e na residência);
14:35 – Apresentação do MPSC sobre as ações do SC Acessível com Thaís Becker Henriques Silveira;
15:10 – Palestra sobre as atualizações da NBR 9050 com Eduardo Ronchetti;
16:00 – Debate com membros da CT-Acessibilidade CAU/SC, MPSC e CREA/SC;
17:00 – Encerramento.

Eduardo Ronchetti já realizou mais de 522 Projetos de Acessibilidade, mais de 200 Laudos de Acessibilidade e 80 cursos de Acessibilidade, capacitando mais 3.000 profissionais por todo o Brasil. É arquiteto formado pela Universidade Mackenzie, especializado em Design de Interiores pelo Instituto Europeu Di Design e em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas. Especializou-se em Acessibilidade e na realização de Projetos de acessibilidade de ambientes públicos e privados e integrou a Comissão de Acessibilidade de São Bernardo do Campo, atuando como revisor de obras particulares na Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo.

Thaís Becker Henriques Silveira é residente no Centro de Apoio Operacional de Direitos Humanos e Terceiro Setor do Ministério Público de Santa Catarina. Graduada em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e mestranda em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), com pesquisa na área de gênero, deficiência e políticas públicas.

Este evento faz parte da Semana ODS na Prática, promovido pelo Movimento ODS/SC e está vinculado ao ODS 11, meta 11.7, que propõe que até 2030, as cidades devem proporcionar o acesso universal a espaços públicos seguros, inclusivos, acessíveis e verdes, particularmente para as mulheres e crianças, pessoas idosas e pessoas com deficiência.